[object Object]
07.04.2021POR Miguel Ferreira

AAC PROMOVE “MÊS DA SAÚDE” E TAMBÉM COMBATE DESPERDÍCIO ALIMENTAR

Hoje, dia 7 de Abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde e a Associação Académica de Coimbra apresenta o “Mês da Saúde”, uma iniciativa que conta com 15 atividades que decorrem até dia 9 de Maio.

A RUC esteve à conversa com a vice-presidente da direção-geral da AAC, Ana Rita Jesus que nos dá a conhecer a iniciativa promovida pela AAC.

Segundo Ana Rita Jesus, desta iniciativa fazem parte workshops, sessões online, rastreio, cursos de primeiros socorros e, até mesmo, uma serenata aos profissionais de saúde que deverá encerrar o programa,  programação esta que pode ser consultada na integra nas redes sociais da AAC. Para a vice-presidente da DG/AAC é essencial reforçar a importância de se valorizar as questões relacionadas com a saúde individual.

 

A conversa com a vice-presidente da DG/AAC divergiu para o acordo assinado com AAC e os SASUC e a Re-food a 26 de março. Este acordo remete para que todas as refeições desperdiçadas nas cantinas possam agora ser doadas diretamente à Re-food. A Re-food é um movimento e também uma organização independente, orientada por cidadãos, 100% voluntária, uma comunidade de caridade eco-humanitária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro. Ana Rita fala que esta tem sido uma das grandes preocupações do atual mandato da DG e que se trata de um projeto pioneiro.

Ana Rita Jesus admite que com a ausência das aulas presenciais o desperdício tem sido menor, sendo expectável que o regresso das atividades letivas presenciais venha a aumentar o número de sobras a doar.

Esta é uma iniciativa que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril. Desde o dia de ontem, quem quiser participar nesta campanha como voluntário pode inscrever-se através de um formulário online. Aos voluntários é pedida disponibilidade de cerca de 2 horas por semana. E ainda, é necessária a participação numa ação de formação de cerca de 2 horas. As inscrições podem ser feitas então através da plataforma transforma.uc.pt. O link pode ainda ser encontrado nas redes sociais da AAC.

PARTILHAR: