[object Object]
06.04.2021POR Pedro Andrade

Jorge Gouveia Monteiro: “Uma cidade como a nossa não pode ser gerida “à Bolsonaro””

O desconfinamento, a cultura em Coimbra e a polémica “limpeza” do Rebolim foram alguns dos temas em análise por Jorge Gouveia Monteiro no Observatório desta terça feira.

O Observatório desta terça-feira (6  de Abril) contou com o comentário à atualidade de Jorge Gouveia Monteiro, empresário e membro do movimento Cidadãos por Coimbra.

A cultura na cidade de Coimbra esteve em foco, com Jorge Gouveia Monteiro a afirmar que o CpC olha para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura como oportunidade para fazer uma revolução cultural na região centro do país. Para tal afirma que é necessário que haja um “mergulho na vida real das pessoas” e  que a candidatura conte com uma maior participação de toda a população, desde lares, escolas ou até comissões de festas, ao invés do “carro alegórico” que considera que tem sido até agora.

Jorge Gouveia Monteiro falou também do atual plano de desconfinamento, considerando-o prudente e manifestando o desejo de que as coisas corram bem até pela importância cultural que alguns espaços de convívio têm para a cidade de Coimbra. Nesse sentido Jorge Gouveia Monteiro propõem que a praça da república deixe de ser pensada com soluções provisórias e se torne num ponto de contacto entre quem chega a Coimbra e os agentes culturais da cidade.

O membro do Cidadãos por Coimbra falou ainda da polémica limpeza da margem do Mondego entre a praia do Rebolim e a Quinta da Portela, afirmando que se trata de um regresso ao comportamento que Manuel Machado já havia tido na sua primeira passagem pela Câmara de Coimbra. Jorge Gouvia Monteiro manifestou o desejo de que outros membros do Partido Socialista local intervenham e não deixem seguir um caminho que considera ser o de uma governação “à moda do Bolsonaro”.

O comentário pode ser ouvido na integra aqui em formato Podcast.

 

PARTILHAR: