[object Object]

AAC recebe apoio financeiro para despesas da COVID-19 da UC

O contrato, assinado todos os anos, inclui uma novidade: a quantia de 50 mil euros para apoiar as despesas relacionadas com a COVID-19.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) vai receber um apoio de 233 mil euros da Universidade de Coimbra (UC), no âmbito do contrato-programa de apoio às atividades de caráter cívico, cultural e desportivo da organização estudantil.

O acordo, de cariz anual, foi assinado no início deste mês, dia 1 de abril, pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da Direção-Geral da AAC (DG/AAC), João Assunção.

O financiamento visa apoiar o plano de atividades da DG/AAC, cerca de 30 projetos em diversas áreas, que a UC vê como pertinente, como explica João Assunção.

O contrato programa inclui, este ano, uma parcela de 50 mil euros para comparticipar o acréscimo de despesas relacionadas com a COVID-19, um apoio essencial, sendo que a AAC sofreu uma “grande quebra nas suas receitas” e aumento das suas despesas, com a aquisição de proteções contra a COVID-19, como afirma o presidente da DG/AAC.

Para João Assunção, a DG/AAC considera relevante e útil a ponte entre a AAC e a UC, que permite a cooperação entre as duas entidades na luta por objetivos comuns.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, é da mesma opinião que o presidente da DG/AAC, relativamente à importância da ligação da universidade com a AAC, afirmando que “a Associação Académica é um importante parceiro na promoção e afirmação dos valores da nossa academia, com particular expressão nas áreas da cultura, do desporto e da intervenção cívica, onde enriquece a oferta extracurricular ao dispor dos nossos estudantes”.

Apesar de considerar um apoio essencial para que a AAC “não fique impedida de prosseguir o seu plano de atividade”, João Assunção confessa que não é suficiente, pois não está destinado às despesas estruturais da AAC, “onde está o verdadeiro problema financeiro”.

O documento prevê a entrega imediata de 150 mil euros à associação estudantil. A restante parcela será disponibilizada em julho.

PARTILHAR: