[object Object]
05.04.2021POR webadmin

2ª Oficina de redatores: inscrições abertas até dia 17 de abril!

Depois do sucesso da primeira edição em 2020, a RUC apresenta a segunda edição da Oficina de Redatores. Jornalismo, rádio e muita RUC numa formação de 120 horas.

INFORMAÇÕES AO PÚBLICO

APRESENTAÇÃO

Além de ser uma rádio dedicada à emissão de conteúdos radiofónicos originais, a RUC é uma Secção Cultural da Associação Académica de Coimbra que há muito se afirmou como entidade formadora de novas gerações de locutores, jornalistas e técnicos de radiodifusão. Na RUC, são os que cá estão que ensinam os que vêm depois.

A Oficina de Redatores Rádio Universidade de Coimbra tem por objetivo alimentar o Departamento de Informação da RUC e proporcionar aos interessados uma experiência completa dentro das atividades do jornalismo radiofónico. As pessoas que completarem a formação com sucesso devem ser capazes de: identificar ‘a’ notícia, construir e conduzir uma entrevista, redigir um texto de informação radiofónica, captar som em diversos ambientes interiores e exteriores, ser responsável por um bloco de informação na Grelha da Rádio Universidade de Coimbra.

DESTINATÁRIOS

Interessados em integrar o Departamento de Informação da RUC e contribuir ativamente para o dia-a-dia da redação; interessados pelas áreas do jornalismo, informação radiofónica ensino superior e assuntos locais.

METODOLOGIA

A Oficina de Redatores Rádio Universidade de Coimbra pretende promover a aprendizagem baseada na prática jornalística sobre o dia-a-dia noticioso, dentro de uma redação ativa que tem por obrigação a produção diária de conteúdo informativo relevante. Sendo a Rádio Universidade de Coimbra uma emissora local, com alcance restrito ao Concelho de Coimbra, são privilegiados os temas da Associação Académica de Coimbra, da Universidade de Coimbra, do ensino superior e da cidade de Coimbra.

A formação divide-se em duas componentes:

  • uma componente teórica inicial de curta duração
  • e uma componente teórico-prática que ocupará a maior parte da formação

 

A aprendizagem acontecerá de forma contínua, intensiva, e está programada para exigir uma carga horária estimada de 12 horas por semana onde estão incluídas duas sessões presenciais semanais, em dias a agendar e correspondentes a um horário pós-laboral.

A componente teórica será ministrada em quatro dias num horário pós-laboral (18h30 – 20h e 21h – 22h30)

Na componente teórico-prática a aprendizagem acontecerá de forma contínua, intensiva, e está programada para exigir uma carga horária estimada de 12 horas por semana onde estão incluídas duas sessões presenciais semanais, em dias a agendar e correspondentes a um horário pós-laboral (previsivelmente entre as 18h e as 22h30). Estas sessões são na maioria destinadas à produção do bloco diário de informação, são marcadas com menos pessoas de cada vez e dependem da coordenação das agendas de todos os que vierem a ser formandos da Oficina. O resto das horas desta componente calcula-se que sejam para trabalho fora destas horas, por exemplo para ir fazer a cobertura de uma conferência de imprensa.

AVALIAÇÃO

A avaliação praticada na Oficina de Redatores engloba o cumprimento de requisitos de assiduidade e pontualidade, a qualificação do empenho demonstrado no cumprimento das tarefas propostas, e uma análise crítica sobre o trabalho produzido durante a formação. Será valorizado o contributo para a criação de relações interpessoais no espaço da redação.

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

As inscrições na Oficina de Redatores são feitas através do preenchimento deste formulário.

Este formulário está aberto a respostas até dia 17 de abril. Os dados fornecidos pelos inscritos servem apenas para posterior contacto da RUC. Depois de preencher o formulário, a RUC entrará em contacto para agendar uma data e hora para a entrevista de seleção. A entrevista tem uma duração estimada de 20 minutos e é composta por um momento de perguntas e respostas e um exercício de leitura.

Depois de realizar todas as entrevistas a RUC vai proceder à seleção dos candidatos que vão ocupar as 10 vagas disponíveis para esta Oficina de Redatores. Todos os candidatos vão ser contactados com uma resposta. Os selecionados ficam desde logo convocados a comparecer na Rádio Universidade de Coimbra para o início da formação, previsto para dia 19 de abril em horário pós-laboral. No mesmo dia, 19 de abril, os candidatos selecionados devem efetuar a entrega da contribuição monetária com valor de 30€ (trinta euros) na Secretaria da RUC.

—— NOTAS IMPORTANTES ——

A Rádio Universidade de Coimbra reserva o direito a efetuar alterações à informação prestada, sempre que se justificar e de acordo com a evolução da pandemia em Coimbra.

Em caso de dúvidas sugerimos contato por e-mail para a Secretaria da Rádio Universidade de Coimbra ([email protected]) com o Assunto “Oficina de Redatores, fevereiro 2021”.

PARTILHAR: