[object Object]
11.03.2021POR Miriam Lopes

Francisco Almeida: “O Ministério da Educação assobiou para o lado”

A reabertura das escolas, as dificuldades de professores e alunos neste período de ensino à distância, a falta de condições de segurança no regresso ao ensino presencial e as reinvidicações da FENPROF foram alguns dos temas do comentário de hoje.

O Observatório de quinta-feira, 11 de Março, contou com o comentário à atualidade de Francisco Almeida, membro do Secretariado Nacional da FENPROF.

Minutos antes do inicio do programa, António Costa em comunicação ao país anunciou a reabertura das creches, pré-escolar e primeiro ciclo. Para Francisco Almeida estas noticias já eram expectáveis, no entanto, como ja alertado pela FENPROF, não estão estabelecidas as condições de segurança para que alunos e professores regressem ao ensino presencial. Os testes e a vacinação foram anunciados mas até agora, o membro dos Secretariado Nacional da FENPROF, não tem conhecimento de qualquer plano ou datas para a sua concretização.

“a reclamação de testes e vacinas não é a reclamação de nenhum estatuto de privilégio”

A falta de pessoal não docente, a dimensão das turmas e a falta de equipamento foram também alvo de criticas por Francisco Almeida que sublinha que há medidas que são anunciadas mas depois nunca chegam acontecer. Medidas essas que são essenciais para que existam condições mínimas para o ensino.

“as piedosas declarações [da DGS e do ME] não resolvem nenhum problema”

Já perto do final do programa o comentador falou sobre o estado de “grande cansaço” dos professores aliado a “uma grande revolta” pela falta de medidas e apoio do Governo.

O programa pode ser escutado na íntegra, no Spotify da Rádio Universidade de Coimbra, ou no serviço de Podcasts RUC.

PARTILHAR: