vista aérea do estádio cidade de coimbra no jogo académica x varzim
02.03.2021POR Bruno Costa

Sem estrela e sem chama (A crónica do Académica – Varzim)

A Briosa perdeu em casa pela segunda vez esta temporada, derrota frente ao Varzim por 2-1 depois de ter estado em vantagem, deixa a turma de Rui Borges a quatro pontos do segundo lugar.

A Briosa depois da derrota em Santa Maria da Feira, a semana passada, necessitava urgentemente de regressar aos triunfos, sob pena de ver fugir ainda mais os dois da frente, Estoril e Feirense. Em teoria, a receção ao Varzim, último classificado parecia o jogo indicado para o fazer ou assim prometia.

Os comandados de Rui Borges entraram na partida como lhes competia, a dominar o jogo e a tentar chegar rapidamente ao último terço de terreno. Aos 18m essa relativa superioridade foi materializada por João Mário, que antecipando-se ao defesa do Varzim, colocou a Académica na frente.

O caro desleixe

Depois do golo a Briosa baixou o ritmo de jogo e essa alteração no comportamento custou caro. Os estudantes pareciam desconcentrados e a errar muitos passes, dificultando a primeira fase de construção, algo em que a equipa sente sempre algumas dificuldades quando pressionada, o adversário aproveitou para subir no relvado e criar perigo para a baliza de MIka. Este desleixe permitiu ao adversário chegar ao empate decorria o minuto 36, no seguimento de um canto, Patrick empatava a partida.

As substituições nada mudaram

A segunda parte foi mais do mesmo, uma Briosa a errar muitos passes e arriscar pouco no ataque, os lances ofensivos esbarravam na bem estruturada defensiva varzinista, que com a ajuda do desacerto dos avançados da equipa da casa, ia resolvendo os problemas. Ricardo, um dos heróis do Jamor em 2012, foi um dos esteios dessa defensiva, negando o golo por duas vezes, a um remate de Fabiano, numa das poucas jogadas bem construídas na segunda metade do jogo, e a Mayambela após cruzamento de Bruno Teles.

Derrota nos instantes finais

O jogo desenrolava-se a um ritmo bastante baixo, algo que beneficiava a equipa da Póvoa do Varzim. A Briosa parecia presa fácil para a bem montada teia do adversário, sem grandes oportunidades de golo. O jogo arrastava-se para o fim e tudo levava a crer que seria um empate caseiro. Mas o ritmo do samba que tantas vezes é sinónimo de alegria, desta vez trouxe a tristeza às hostes academistas. Fabiano, que na última partida também já tinha estado no lance do golo do adversário, voltou a estar em evidencia pela negativa, o brasileiro, emprestado pelo Braga, carregou um adversário dentro da área de rigor e Carlos Macedo, arbitro da partida, a não ter dúvidas e a apontar para a marca dos 11 metros. Patrick, chamado a converter, não falhou e deu a vitória aos varzinistas, algo que já não acontecia há 20 anos.

Na próxima jornada, a Académica desloca-se a Penafiel, um jogo que contará com relato RUC, no domingo pelas 11h15m em 107.9fm ou www.ruc.pt.

PARTILHAR: