[object Object]
07.03.2021POR Bernardo Sampaio

Vitória expressiva recoloca a Académica /SB em posição de play-off

A Académica bateu o Maia por 87-69 e cimentou a pretensão de jogar o play-off de Campeão. A crónica de Bernardo Sampaio.

O jogo inicial da jornada 21 da Liga Placard pôs frente a frente a Académica Efapel e o Maia Basket, onde a turma conimbricense tinha obrigação de ganhar, frente a um Maia muito debilitado, neste momento em penúltimo lugar na tabela classificativa, praticamente condenado à descida de divisão.

Entrada em falso da Académica

A Briosa entrou mal na partida com um parcial de 4-11 favorável à equipa nortenha. Foi cometendo muitas faltas e cedendo muitos lances livres, mas rapidamente entrou nos eixos, chegando ao final do 1º período empatada a 22. No 2º quarto a história foi diferente, e a Académica, catapultada pelos 10 pontos do base suplente Paulo Caldeira no período, chegou ao intervalo a vencer. Defensivamente agressiva, forçando o Maia a quase sempre ter de recorrer ao tiro exterior, a Briosa garantia então uma vantagem confortável de 14 pontos ao intervalo (51-37).

Ao intervalo reinava a Briosa

Vinda do descanso a equipa visitante tinha de correr atrás do prejuízo e bem que tentou, especialmente através de Theophilus Johnson que chegou ao fim da partida com uns impressionantes 30 pontos. Os estudantes acabaram por ser mais passivos neste 3º quarto permitindo então à equipa da Maia encurtar a distância para apenas 11 pontos no final do período. A vencer por 68-57, os comandados de Ivo Rego souberam ser competentes e selar a vitória tranquilamente, concedendo apenas 12 pontos neste derradeiro período. Robert McCoy (23 pontos / 13 ressaltos / 4 assistências), Ashford Golden (21/3/1), Paulo Caldeira (15/4/4) e Malcolm Richardson (12/4/8) foram as principais figuras da Académica Efapel, nesta vitória que teve como números finais 87-69.

Play-off à vista?

Com esta vitória a Académica conquista a 8ª vitória da época e assume de novo a 8ª posição (posição de play-off), em igualdade pontual com o CAB Madeira. E é precisamente contra a equipa insular que a Briosa vai jogar no próximo sábado, num jogo de extrema importância para esta luta pelos últimos dois lugares de play-off, que promete ser intensa até ao final do campeonato. Faltam cinco jogos, cinco finais, e a Académica apenas depende de si. Força Briosa!

PARTILHAR: