AUTOR: Fernando Alves

DATA: 02.07.2021

DURAÇÃO: ...

A influente editora 4AD foi criada em 1980 por Ivo Watts-Russell e Peter Kent em Inglaterra, com o apoio financeiro da Beggars Banquet, companhia discográfica para a qual a dupla trabalhava.

Originalmente baptizada de Axis, ainda foram lançados vários singles (em 7”) antes de se saber que já existia outra editora com o mesmo nome. A nova identidade encontrada seria 4AD.

Peter Kent abandonou o projecto 4AD para iniciar outra “label”, a Situation Two (também ligada à Beggars Banquet).

Com Ivo Watts-Russell aos comandos, as influências de outras editoras independentes (como a Postcard Records e a Factory) rapidamente ajudaram a criar a marca identitária da 4AD, muito graças à estética dos discos (da dupla Vaughan Oliver – desenhador – e Nigel Grierson – fotógrafo -, responsáveis pela maioria das capas) e ao sistema único de numeração utilizado.

No final da década de 90, Watts-Russell vendeu a editora, após a sua mudança, uns anos antes, para os EUA, mas a sua influência sonora manter-se-ia até aos dias de hoje, com um catálogo sonoro onde pontuam nomes como Dead Can Dance, His Name Is Alive, Cocteau Twins (que no seu álbum «Treasure» dedicaram a canção “Ivo” ao seu patrão), Clan Of Xymox, Pixies, Lush, Pale Saints, Throwing Muses ou o colectivo This Mortal Coil, entre muitos outros.

A emissão de hoje de “Preto No Branco” irá percorrer o legado sonoro de uma das editoras mais relevantes na história da música moderna nos últimos 40 anos.

 

1.ª hora

1 – Bauhaus “Dark Entries”

2 – His Name Is Alive “Ain’t No Lie”

3 – The Birthday Party “Yard”

4 – Mojave 3 “To Whom Should I Write (demo)”

5 – Red House Painters “Misstress”

6 – scheer “Say What You Came To Say”

7 – Modern English “Mesh And Lace”

8 – Lisa Germano “Reptile”

9 – Cocteau Twins “Blind Dumb Deaf”

10 – starry smooth hound “Dreamt U In A Dream”

11 – This Mortal Coil “Song To The Siren” (Tim Buckley cover)

12 – Gus Gus “Blue Mug (demo version)”