AUTOR: Isabel Simões

DATA: 24.09.2021

DURAÇÃO: ...

O GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, em maio último, recebeu o Prémio Europeu do Património Cultural Europa Nostra, na categoria de “Serviço Dedicado ao Património“.  Camila Dias da direção do GEFAC, contou à RUC como a distinção foi uma “surpresa merecida”.

A distinção colocou o GEFAC na lista dos candidatos ao Grande Prémio Europa Nostra e ao Prémio do Público. Ontem, dia 23 de setembro, o GEFAC marcou presença em Veneza na cerimónia de entrega dos prémios de 2020 e de 2021.

Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude enviou uma mensagem em vídeo onde salientou a importância dos projetos europeus.” Com a criação e desenvolvimento dos projetos europeus criamos oportunidades para os cidadãos europeus, em especial os mais jovens“, disse.

O projeto de recuperação da igreja em madeira de Ursi, na Roménia, que data do século XVIII, foi um dos quatro vencedores dos Grandes Prémios Europa Nostra de 2021, ontem anunciados na Cimeira do Património Cultural Europeu, em Veneza. A reabilitação da igreja foi também distinguida com o Prémio do Público.

De acordo com a Agência Lusa, no ano passado, a Rede Tramontana III, liderada pela portuguesa Binaural, a Associação Cultural de Nodar, que tem vários parceiros em Espanha, França, Itália e Polónia, venceu o Prémio Europa Nostra na categoria de investigação, e o Grande Prémio Europeu do Património Cultural/Europa Nostra 2020.

A rubrica Europa abordou ainda a participação dos cidadãos europeus na definição do futuro da União Europeia. O segundo de quatro painéis de cidadãos europeus reuniu pela primeira vez esta sexta-feira, 24 de setembro no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

O encontro que vai prolongar-se até ao próximo domingo, vai debater temas como democracia europeia, valores e direitos, Estado de direito e segurança. O primeiro Painel dos Cidadãos Europeus realizou a primeira reunião no passado fim de semana, em Estrasburgo. Perto de 200 cidadãos de toda a Europa debateram temas relacionados com o reforço da economia, a justiça social, o emprego, a educação, a juventude, a cultura, o desporto e a transformação digital.

Alterações climáticas e ambiente / saúde; e o lugar da UE no mundo bem como migração são os dois próximos painéis. Cada painel realiza três sessões e conta com 200 cidadãos. Os jovens com idades compreendidas entre 16 e 25 anos formam um terço de cada painel. Os dois primeiros painéis apresentarão o resultado dos seus trabalhos em dezembro de 2021, os outros dois painéis em janeiro de 2022.

“As reuniões plenárias dos painéis de cidadãos europeus serão transmitidas em direto. Os documentos resultantes dos seus debates e deliberações serão disponibilizados ao público na plataforma digital em 24 línguas da união, em https://futureu.europa.eu “, informa a página oficial da União Europeia.

Fotografia: Cerimónia do Grande Prémio Europa Nostra