AUTOR: Isabel Simões

DATA: 21.02.2024

DURAÇÃO: ...

A Associação Cultural Tarrafo decidiu publicar as peças de teatro criadas para e por impulso associação. Tutano, do dramaturgo Helder Wasterlain, inaugurou os Cadernos da Tarrafo. No dia 3 de fevereiro a RUC esteve no Teatro da Cerca de São Bernardo e falou com o autor que nos contou o foco da peça.

O texto foi representado em duas sessões na Oficina Municipal do Teatro em 2022. Questiona a própria sociedade atual, onde, segundo o autor “as pessoas que estão à margem são silenciadas e não lhes é dado palco”. O encontro do dramaturgo com a Tarrafo vem de há muitos anos.

João Maria André faz o prefácio da primeira edição de Tutano. João Fong e Adérito Araújo encenaram o texto de  Helder Wasterlain.

O autor conta que um texto teatral vive para ser representado e que enquanto autor prefere escrever e que as coisas vivam em palco.

Helder Wasterlain realça a importância da representação que provoca sensações que o texto por si só não permite.

Locução de Lexi Narovatkin e técnica de Pedro Oliveira

Um dos trabalhos em que o autor está a trabalhar tem a ver com crianças que estão a aprender português em Bruxelas, onde vive,  e que tem a ver com as comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Vai ser apresentado no dia 30 de maio. O outro trabalho tem a ver a questão da cultura na agricultura.