
Livros Para Que Vos Quero
A RUC vai conversar com quem escreve, quem edita, quem vende e com quem lê.
A palavra escrita, à solta em 107.9 e em ruc.pt.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões
“Retratos de Vida Independente” é a obra que apresentamos hoje. A ex-jornalista, Graça Barbosa Ribeiro, foi responsável pelos textos, e João Hasselberg, fez as fotografias.
O livro resulta de uma encomenda da APCC, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, para perceber como foi feito o caminho dos candidatos ao SAVI o Seviço de Apoio à Vida Independente.
“Retratos de Vida Independente” é título do livro lançado pela APCC, ontem, dia 8 de abril, no Café Concerto do Convento São Francisco.
Um livro escrito em “pouco tempo”, e que representa “um trabalho” diferente daquele a que os autores estavam habituados, contou Graça Ribeiro à RUC.
João Hasselberg em regra fotografa moda. Aqui partiu das 13 histórias de vida escritas por Graça Ribeiro para mostrar o que os entrevistados estiveram disponíveis para contar à jornalista.
No livro há quem conte que é casado, tenha filhos e tenha uma profissão fora de casa, como o Rui Bernardino que é técnico superior na área financeira. Deu-nos o exemplo do que mudou com o Apoio à Vida Independente.
Graça Ribeiro afirma ter encontrado muitas pessoas generosas ao longo da vida de jornalista. Neste caso, dirigiu as perguntas para que falassem das suas vidas antes e depois do apoio à Vida Independente e assim ficar a perceber que pessoas eram. Razões para os textos serem escritos na primeira pessoa. “A voz é delas”, disse.
O lançamento de “Retratos de Vida Independente”, obra editada com o apoio do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação foi coorganizado pela APCC. O Município de Coimbra acolheu no Convento São Francisco a cerimónia que contou também com o apoio da Blue House.
“Retratos de Vida Independente” faz parte das comemorações dos 50 Anos da APCC, que se realizam ao longo de 2025.