AUTOR: Isabel Simões

DATA: 16.12.2021

DURAÇÃO: ...

O livro “Judeus Portugueses – Uma História de Luz e Sombra”, da jornalista e escritora Esther Mucznik, foi apresentado, na última quinta-feira, dia 16 de dezembro, no espaço expositivo municipal dedicado à temática dos Judeus em Coimbra, no Pátio da Inquisição.

A RUC falou com a autora que nos contou dos contributos dos judeus para a história de Portugal. A presença de quase dois mil anos dos judeus no nosso país levou a escritora a cruzar os vários momentos da história portuguesa com as contribuições conhecidas dos judeus portugueses. A obra aborda os diversos aspetos, mesmo os mais incómodos como a expulsão ou a conversão forçada, no final do século XV, ao tempo do rei D. Manuel I.

O papel dos Judeus para a navegação “foi fundamental”, enalteceu Esther Mucznik. Em pleno século XV os médicos dos reis eram Judeus. Os astros eram observados pelos povos judaicos e por isso muitos deles eram também astrólogos. Depois da expulsão da Península Ibérica, os povos judaicos sefarditas foram enriquecer outros países mais acolhedores.

Durante a segunda-guerra mundial muitos judeus passaram no nosso país com destino a países de acolhimento mas outros ficaram e contribuíram para a vida quotidiana.

A lei de naturalização dos sefarditas foi adoptada em 2013, por unanimidade, pela Assembleia da República. Uma lei justa para a escritora. A lei permitiu diminuir algumas das injustiças do Édito de Expulsão de D. Manuel I. Alguns judeus com antepassados sefarditas vêm e ficam, outros naturalizam-se para homenagear os antepassados.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, enalteceu a história de Luz e Sombra que o livro aborda. O autarca revelou ter já dado indicação de que o caminho de investigação sobre a Judiaria de Coimbra continue em colaboração com a Universidade de Coimbra.

A Câmara de Coimbra inaugurou em julho de 2021 , no Pátio da Inquisição, a exposição de longa duração “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”. O espaço expositivo dedicado aos judeus tem entrada gratuita. A mostra pode ser visitada de terça-feira a sábado das 13h00 às 18h00. O livro foi apresentado por Berta Duarte curadora da exposição.

A escritora e jornalista, Esther Mucznik fundou a Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e é membro dos seus corpos dirigentes, é ainda redatora da Revista de Estudos Judaicos. Coordenadora da Comissão Instaladora do Museu Judaico e membro da coordenação do Itinerário Europeu do Património Judaico,  é cofundadora da Associação Universos, Associação para o Diálogo Inter-Religioso e do Fórum Abraâmico de Portugal.

Voz de Eurico Figueiredo. Técnica de Luís Pereira.