AUTOR: Isabel Simões

DATA: 29.08.2023

DURAÇÃO: ...

Vamos divulgar algumas iniciativas que vão ter lugar na Cidade e no país e que vão ter em conta livros e ou a leitura.


A celebrar cem anos de vida a Biblioteca  Municipal de Coimbra tem um programa vasto de atividades. Na Biblioteca Municipal De Coimbra também há saldos. Pode requisitar mais documentos durante mais tempo de 15 de julho a 15 de setembro.

  • Mais livros: 6
  • Mais DVDS: 3
  • Mais CDs: 4
  • Durante mais dias: 28

Hoje mesmo na Biblioteca Municipal de Coimbra é possível ouvir CONTOS DO MAR e participar numa oficina. A atividade vai acontecer das 10h30 até às 12h. Destina-se a rapazes e raparigas dos 6 aos 14 anos.

Na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, também das 10h30 às 12h há CONTOS DE ÁFRICA na Biblioteca Infantil/Ludoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra  Esta atividade inclui uma oficina de trabalhos manuais e destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos.

A inscrição em ambas as atividades é necessária e gratuita e pode ser feita para  email [email protected], por telefone 239702630 ou no local.

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra


A Alma Azul, uma editora que nasceu em Coimbra e que está sediada em Alcains completa no próximo dia 27 de setembro, vinte e quatro anos de trabalho.

Em destaque vai para a entrega do Prémio Ciranda 2023, a apresentação de uma nova coleção de poesia “O Navio de Espelhos” em homenagem a Mário Cesariny; e o desafio do Dia Mundial da Fotografia de encontrar 24 imagens da Serra da Gardunha.

Na primeira quinzena de setembro, a Alma Azul desloca-se  a Coimbra; No dia 7 de setembro, data de nascimento de Camilo Pessanha, a Alma Azul apresenta o livro “China e Macau”, do poeta conimbricense nascido em 1867; e falecido em Macau a 1 de março de 1926. A apresentação decorre  na Associação “Casa da Esquina”, em Coimbra. A edição é da “Livros de Bordo”, de julho de 2023.


A primeira edição portuguesa do festival MATE –  Música, Arte, Tecnologia e Educação acontece em Coimbra entre os dias 20 e 24 de outubro, em espaços como o Hub Criativo Lufapo, o Museu Nacional de Machado de Castro, o Convento São Francisco e o Salão Brazil.

Ao longo de quatro dias, estão agendados espetáculos com músicos de várias nacionalidades. Além dos concertos, há ainda palestras, sessões de ‘mentoring’ e lançamentos de livros.

O festival quer centrar-se nas indústrias criativas, com especial destaque para o setor da música e é pensado para profissionais, artistas, criativos, empreendedores, marcas, estudantes do universo da indústria da música/cultural e público em geral.

A Câmara de Beja vai assinalar os 300 anos da morte da freira Mariana Alcoforado com um conjunto de manifestações culturais, como o lançamento de livros, música, teatro, roteiros e uma exposição.

Em comunicado, o município de Beja  recordou na última sexta -feira que o nome da freira Mariana Alcoforado tem sido associado ao longo dos anos à obra  “Cartas Portuguesas”, publicadas em Paris , em 1669.

Das várias iniciativas culturais agendadas destaca-se a exposição “Mariana Alcoforado – Entre o amor à cidade e a cidade do amor”, que vai estar patente ao público no Centro de Arqueologia e Artes de Beja.

A mostra vai ser inaugurada no dia 16 de setembro e vai estar patente ao público até ao dia 30 de dezembro.

Com Agência Lusa