AUTOR: Isabel Simões

DATA: 16.03.2024

DURAÇÃO: ...

No programa de dia 16 de março alargámos, mais uma vez, o conceito de cidade e trouxemos a antena um pouco do que se passou na BTL – a Bolsa de Turismo de Lisboa em que o Município de Coimbra foi o município convidado.

Para ser sincera devo dizer que a realizadora deste programa viajou a convite da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). A BTL realizou-se de 28 de fevereiro a 3 de março. A colaboradora da RUC marcou presença no primeiro dia.

No programa passaram as primeiras impressões de alguém que não sendo do meio não percebe naturalmente nada da indústria de turismo a não ser o gosto pelas viagens.


Muitos ecrãs onde desfilam as paisagens e a monumentalidade das pedras da cidade. De um ‘stand’ perto ouvia-se o chilrear de passarinhos. Alguns municípios mostraram o folclore das suas terras. A cultura gastronómica da Serra da Estrela foi uma das mais saboreadas. Foi uma feira profissional, feita por profissionais, para profissionais.

O que gostávamos de ter visto mais? ‘Stands’ mais bonitos em que a boa arquitetura estivesse presente, menos ecrãs e mais presença da cultura contemporânea da cidade sob a sua forma de música ou de artes plásticas.

Gostaríamos de ter visto  menos destaque às pedras e mais relevo aos jardins, ao verde ou ao bem-estar que o rio Mondego nos dá, com apresentação de uma regata, e das praias fluviais, por exemplo.

O Som que recolhemos não está nas melhores condições. A acústica do pavilhão não era das melhores e a fragilidade do nosso equipamento não permitiu isolar o que vinha de outros ‘stands’. Ainda assim, achamos importante trazer o nosso olhar sobre a presença de Coimbra  na BTL.


Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra abriu os discursos de inauguração na BTL e enalteceu as parcerias com a Fundação Bissaya Barreto, a Práxis e a Universidade de Coimbra.

Pedro Batista da Praxis deu relevo ao que de bom se faz na cidade em gastronomia. Patrícia Nascimento, presidente da Fundação Bissaya Barreto expressou satisfação por Coimbra ser o Município convidado da BTL  e afirmou a vontade de a Fundação continuar a apoiar causas sociais e a cultura.

O vice-reitor da Universidade de Coimbra, Alfredo Dias, mencionou a vontade de a Universidade mostrar património que não se conhece e deixou o convite para que veraneantes visitem Coimbra, quer seja como alunos, quer como turistas.

Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, lembrou os 800 mil visitantes e as 1,4 milhões de dormidas nos municípios da Comunidade. Já Anabela Freitas, presidente do Turismo Centro de Portugal falou do património ambiental.

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, encerrou a sessão naturalmente satisfeito.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra tinha pavilhão próprio mesmo ao lado do Pavilhão de Coimbra.

Foi lá que encontrámos o senhor José Gaspar da ARCIL  – a Associação Para Recuperação de Cidadãos Inadptados da Lousã e que nos contou os passeios que a associação promove.


No dia 1 de março os SMTUC- Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra  promoveram uma viagem nos novos autocarros elétricos.

A RUC acompanhou a viagem no autocarro  7 desde o Jardim da Manga e no percurso falou com o presidente do Conselho de Administração (CA) dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Jorge Jesus, recentemente nomeado. A conversa começou pelas filas que existem no final e início de cada mês.

No final da viagem a RUC falou com o presidente da Câmara José Manuel Silva. São dez novos autocarros, o que vai diminuir a idade da frota envelhecida dos SMTUC e dar a esperança de que “já não hajam chapas por levantar por falta de autocarros”, como indicou o autarca do concelho.

Fotografias: CMC e Isabel Simões

Música de Duke Ellington