AUTOR: Isabel Simões

DATA: 15.07.2023

DURAÇÃO: ...

São muitas as vidas que passam ou vivem na cidade de Coimbra e que a ditadura da atualidade não permite trazer na íntegra ou mesmo em parte a antena.


Coimbra acolheu até dia 15 de julho a Organização de Literatura Eletrónica. Cerca de 200 investigadores e artistas de 40 nacionalidades debateram desde quarta-feira, dia 12 de julho, no Convento São Francisco, o futuro da literatura e da arte no espaço cibernético. A RUC esteve à conversa com um dos organizadores, Manuel Portela e com uma das curadoras da exposição que está no Exploratório-Centro de Ciência Viva, Jaqueline Conte.

Debates, oficinas, exposições de literatura destinada a crianças ou a públicos mais velhos e performances aconteceram no Convento São Francisco, com extensões no Exploratório-Centro de Ciência Viva de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente.

O encontro da Organização de Literatura Eletrónica iniciou em 2001 e realiza-se de forma alternada nos Estados Unidos e na Europa. Em 2023, Coimbra recebeu a comunidade da Organização de Literatura Eletrónica (ELO), numa organização do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e da ELO.

Manuel Portela, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e um dos elementos da Comissão Organizadora falou com a RUC sobre os objetivos do encontro.

A exposição de Literatura Eletrónica para Crianças e Jovens: Ler, Imaginar, Brincar contou com curadoria de Ana Maria Machado, Ana Albuquerque e Aguilar e a Jaqueline Conte. A última curadora  deu-nos conta do que podíamos encontrar na exposição.


Na segunda parte do programa ficámos a saber como surgiu o encontro de escritores portugueses e brasileiros na cidade de Santos, que teve lugar ontem, sexta-feira, dia 14 de julho. A iniciativa realizou-se ao abrigo de uma parceria que envolve o Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo.

A RUC esteve à conversa com Ana Filomena Amaral da Arte-Via – Cooperativa Artística e Editorial, da Lousã, que fundou e coordena o Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo.

A escritora contou-nos como surgiu a ideia de colaboração com o Festival Tarrafa Literária de Santos, terra brasileira onde vivem herdeiros dos povos da Lousã. O encontro de escritores em Santos contou com a participação dos brasileiros José Santos, Vanessa Ratton, Manuel Herzog e Selma Maria e dos portugueses Casimiro Simões, Zezé Pina e Carlos Seabra.


O programa divulgou ainda os sonhos de José Fanha.  O escritor esteve na Feira do Livro de Coimbra à conversa com a Rádio Universidade de Coimbra, no último dia da festa da literatura, dia 2 de julho. Contou-nos um pouco da história de vida e do sonho de ser palhaço

Fotografia: Câmara Municipal de Coimbra