AUTOR: Isabel Simões

DATA: 15.01.2022

DURAÇÃO: ...

As GOP – Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Coimbra (CMc) têm apresentação marcada para a próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro. Em reunião extraordinária que vai ser acompanhada pela comunicação social e ter difusão nas redes sociais os vereadores do Município de Coimbra vão poder pronunciar-se sobre o documento orientador das políticas públicas da CMC  para o ano de 2022.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, promoveu a discussão das linhas estratégicas das GOP e Orçamento da Câmara de Coimbra na última Assembleia Municipal de 2021, realizada em 28 de dezembro. A novidade foi acolhida de diferentes formas. Os partidos que constituem a coligação partidária que governa a Câmara de Coimbra aplaudiram. O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) deu contributos. O Partido Socialista (PS) teceu críticas ao que considerou ser a falta de medidas concretas. Já a CDU remeteu as considerações para a apresentação das GOP e Orçamento.

Em reunião do executivo, no dia 10 de janeiro, os vereadores do Partido Socialista apresentaram um conjunto de propostas.


Na Assembleia Municipal de 28 de dezembro houve lugar à apresentação técnica de um possível orçamento, por parte de Pedro Malta, diretor Municipal do Departamento Financeiro da Câmara de Coimbra. No programa de há oito dias passámos as considerações do técnico municipal sobre a receita. Hoje passou em antena o que disse sobre outras componentes da receita, sobre a despesa e as considerações finais.

Comentários e propostas dos deputados municipais

João Malva pelo CpC apresentou um conjunto de propostas. A aquisição da Casa de Jaime Cortesão em S. João do Campo, por parte do Município de Coimbra foi uma das recomendações do movimento Cidadãos por Coimbra. O CpC gostaria de ver ali instalado uma extensão do Museu da Língua Portuguesa de S. Paulo. O bem-estar animal é uma preocupação do CpC, a criação de uma equipa de socorro e resgate animal foi outra das propostas.

Rui Rodrigues eleito pelo Partido Nós Cidadãos deixou algumas perguntas sobre os SMTUC. Coube a Margarida Pocinho esclarecer o ponto de vista do CDS- PP, um dos partidos da coligação Juntos Somos Coimbra. A reabilitação equitativa de ambas as margens do rio Mondego foi uma das exigências.

Pela CDU, João Pinto Ângelo exprimiu o ponto de vista da coligação que une PCP e Partido Ecologista os Verdes. A CDU promete estar atenta à execução das GOP e Orçamento. Prometeu discussão e propostas para os próximos debates depois de apresentadas as GOP e Orçamento para 2022 por parte da Câmara Municipal de Coimbra.

Tiago Bulhão do Partido Socialista (PS) questionou o Município sobre o Orçamento Participativo (OP), por não ter vislumbrado nas linhas gerais das GOP verba atribuída para o lançamento do OP em 2022 e sim verba para execução de projetos ganhadores em anos anteriores.

João Francisco Campos do PSD e presidente da União de Freguesias de Coimbra considerou que em breve haverá necessidade de aumento do IMI.

Ferreira da Silva, líder da bancada do PS, exprimiu o ponto de vista da bancada sobre o orçamento camarário. O advogado estranhou as críticas ouvidas em relação à gestão camarária anterior e chamou a atenção para o saldo de gerência de 20 milhões das contas e para a rubrica outros com 6, 1 milhões. No seu entendimento deveu-se à gestão “criteriosa e exigente que houve no mandato anterior”.  O líder da bancada socialista teceu ainda considerações políticas sobre o documento onde, do seu ponto de vista, faltavam as ações a desenvolver.

Ricardo Lopes do PSD respondeu às considerações de Ferreira da Silva do PS.


Foi apenas um apanhado do muito que foi dito na Assembleia Municipal sobre as Grandes Opções do Plano e Orçamento. Pode ouvir o que se passou na Assembleia Municipal, na íntegra nas redes sociais da Câmara Municipal de Coimbra.

Prometemos voltar ao assunto em futuros blocos noticiosos uma vez que as GOP e Orçamento da Câmara de Coimbra vão ser presentes aos vereadores do Município para discussão e aprovação, na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, a partir das 16 horas.


A técnica do programa de hoje esteve por conta de Tiago Gama e Vasco Santos.

Músicas:

  • Concertos para piano de António Fragoso
  • “Estrela do Mar” de Jorge Palma

Fotografia: CMC