AUTOR: Isabel Simões

DATA: 21.08.2021

DURAÇÃO: ...

Em 21 de abril foi assinado, no Cabo Mondego, um memorando de entendimento que visa levar à criação do Geoparque Atlântico. Não vai ser tarefa fácil a missão da ADELO-Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego. O trabalho pode levar cerca de dez anos a estar concluído.

Na assinatura e no compromisso estiveram seis municípios da região: Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede, Mira e Penacova (Coimbra) e Mealhada (Aveiro). Não foi a primeira vez que a Câmara da Figueira da Foz tentou que o Geoparque se concretizasse.

De acordo com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, presente na cerimónia, dos 127 Geoparques reconhecidos em 35 países, cinco são em Portugal: Naturtejo, Arouca, Terra de Cavaleiros, Estrela e Açores “são todos muito diferentes mas são todos especiais”, disse a governante na cerimónia.

Na sessão participou, a directora do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, Helena Henriques. Dias depois da cerimónia conversámos com Helena Henriques.

O programa de hoje contou com a técnica de Tiago Gama.