AUTOR: Isabel Simões

DATA: 16.09.2023

DURAÇÃO: ...

O Festival “Cem Portas – O Convento Aberto à Cidade”,  o festival que inicia a programação do Convento São Francisco (CSF) depois de agosto, na edição de 2023, de 1 a 3 de setembro, recebeu circo, dança, teatro de rua, um espetáculo com uma marionete, música. No programa de hoje estivemos à conversa com alguns dos protagonistas.

“ENcode” um espetáculo e uma instalação ocupou o o palco do Grande Auditório do CSF. Simão Costa e Yola Pinto, uma dupla que tem investigado a relação entre arte e ciência, apresentouENCODEem duas sessões, no primeiro dia, sexta-feira, dia 1 e depois no sábado, dia 2. O Há Vida(s) Nesta Cidade! esteve à conversa com eles no final do espetáculo.

Sandra Neves está de forma permanente a moldar o barro criando uma marionete que se faz e desfaz ao longo do espetáculo Ai de Mim, Ai do eu!”. Encantou todos com uma marioneta “feita de barro e mãos, que se despoja acidentalmente do seu ego e altivez”, como conta a sinopse do espetáculo.

No último dia, domingo, dia 3 de setembro, às 16h00, na BRUÁA – Livraria do Convento, chegou a hora do conto, pela arte de contar histórias do editor Miguel Gouveia. Às 17h00, no Café-Concerto, foi a vez da atuação do Ukulelê Social Club. Prometeu oferecer uma viagem musical cheia de alegria, de camaradagem e de intercâmbio cultural e cumpriu. O Café Concerto do CSF estava cheio com muitas pessoas de pé.

CEM Portas O Convento aberto à cidade, celebrou a entrada do equipamento municipal na nova temporada. Para encerrar o programa houve DJ Set da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) no Café Concerto, das 18 horas até às 20 horas com o locutor da RUC, Rui Cruzeiro. 

O concerto de domingo, dia 3 de setembro,  de Pedro Máfama, na Praça das Bandeiras, foi cancelado devido às previsões de mau tempo. A Câmara Municipal de Coimbra prometeu agendar novo concerto em data e local a anunciar.

Pode consultar toda a programação aqui.

Fotografias: CSF