
Há Vida(s) Nesta Cidade!
sábados (14h00)
A ditadura da actualidade deixa para trás histórias de vida(s) de pessoas e instituições. A Rádio também se faz de pequenos momentos de intimidade em que as almas se abrem aos outros. Há Vida(s) Nesta Cidade propõe-se dar a conhecer gente que não pisa a ribalta da “espuma dos dias”.
UM PROGRAMA DE:
Isabel Simões
Na primeira parte do programa de hoje o Luís Pereira vai estar à conversa com José Manuel Viegas, especialista de transportes e mobilidade. Vai falar-nos das vantagens do BRT – o Bus Rapid Transit, sistema que até final do ano vai circular na região desde Serpins até Coimbra.
Na segunda parte, o programa Há Vidas Nesta Cidade! vai dar a conhecer um pouco da exposição “Glossário de A a Z… Até à Revolução!” que está patente no Convento São Francisco. A mostra resultou de um desafio lançado pelo criador Ricardo Correia ao historiador, Rui Bebiano.
A Metro Mondego tem já, no Parque de Materiais e Oficinas (PMO), toda a frota do Sistema de Mobilidade do Mondego. São 35 autocarros articulados, elétricos e com cerca de 19 metros de comprimento. Autocarros e carregamento de baterias juntos totalizam um investimento de 40,5 Milhões de euros. O investimento tem apoio de fundos europeus, através do Programa Sustentável 2030.
O Luís Pereira esteve à conversa com José Manuel Viegas, especialista de transportes e mobilidade. O especialista veio falar-nos das vantagens do BRT – o Bus Rapid Transit, sistema que até final do ano vai circular na região desde Serpins até Coimbra.
Fotografia: Metro Mondego
A exposição “Glossário de A a Z… Até à Revolução!” está patente no Convento São Francisco e tem por base quatro peças de teatro documental escritas e encenadas pelo criador Ricardo Correia – Exílio(s) 61-74, Crise de 69, Cartas de Guerra (61-74) e Aerograma-Liberdade. “Glossário de A a Z… Até à Revolução!” teve também como ponto de partida o livro lado A: Cartas da Guerra (61-74) e aerograma-liberdade de Ricardo Correia e lado b: Glossário de Rui Bebiano, editado pela Húmus editores.
O projeto Marquise da Casa da Esquina convidou 10 ilustradores para criarem imagens associadas aos conceitos do Glossário. No dia da inauguração da exposição “Glossário de A a Z… Até à Revolução!”, em 15 de fevereiro, Ricardo Correia e Rui Bebiano deram algumas explicações sobre o projeto que desenvolveram em conjunto.
No espaço expositivo do Convento São Francisco apresentam-se conceitos traduzidos por ilustrações da autoria de Alice Geirinhas, Ana Biscaia, André Ruivo, Daniel Lima, Joana Mosi, José Smith Vargas, Madalena Matoso, Maria João Worm, Marta Monteiro e Sebastião Peixoto. A curadoria desta exposição coletiva é de Ana Biscaia. O design da exposição é de Ana Biscaia, Paul Hardman e Joana Corker.
As próximas visitas guiadas para o público em geral, acontecem no próximo domingo, dia 6 de abril, às 15h30, dia 6 de abril e depois no dia 18 de maio.