AUTOR: Isabel Simões

DATA: 28.05.2022

DURAÇÃO: ...

Teresa Almeida Cravo  realizou o programa em que estiveram como convidados os investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), José Reis e Pedro Fidalgo e a investigadora Ana Cristina Santos. A conversa abordou a investigação no CES e a ligação à comunidade.

Este é o décimo quarto programa de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.

programa pode ouvir-se em direto em https://www.ruc.pt

Algumas notas biográficas dos convidados e da convidada de hoje:

José Reis é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do CES, onde co-coordena atualmente a Linha Temática 1: Capitalismo (semi)periférico: crises e alternativas. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas e Cocoordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação.

Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, Secretário de Estado do Ensino Superior, Presidente do Conselho Científico e Diretor da FEUC, assim como Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Economia Política. Em 2018 foi convidado da Maison des Sciences de l’Homme, em Paris, como Directeur d’Études Associé.

Desenvolve investigação em três grandes áreas: a) organização e evolução dos sistemas económicos, tendo em conta as dinâmicas produtivas, o trabalho e os sistemas de emprego e de provisão e a formas de inserção internacional; b) territórios, sistemas produtivos e as dinâmicas regionais; c) governação e instituições da economia. Assume uma perspetiva de economia política institucionalista e interessa-se pelas economias portuguesa e europeia.

Mais recentemente, em 2020 publicou o livro “Cuidar de Portugal: Hipóteses de Economia Política em tempos convulsos”, da Editora Almedina, e coordenou o livro “Como Reorganizar um País Vulnerável?”, da Editora Actual. Entre os seus livros mais recentes contam-se The SAGE Handbook of Global Sexualities e The Tenacity of the Couple Norm, pela University College of London. Ainda em 2022 sairá o livro Citizenship, Care and Choice: LGBTQ Intimacies in Southern Europe, pela editora Palgrave.

Pedro Fidalgo, sociólogo, aluno de Mestrado em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento na Faculdade de Economia e Investigador Júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2019. Pertence atualmente À Linha Temática 3: A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos; No CES, trabalha, neste momento, no projeto de investigação cientifica REPLAY – As Abordagens à Paz e a (Re)produção da Violência em Moçambique, tendo trabalhado anteriormente no projeto TIMES – Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal. É Investigador em Colaboração com o projeto REMEMBER – Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas, e membro do Grupo de Pesquisa em Sexualidades (GPS-CES).

Ana Cristina Santos, socióloga e Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido, é Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. No CES é Diretora do Programa de Doutoramento Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas, Coordenadora da Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos, e co-coordenadora do GPS – Grupo de Pesquisa em Sexualidades. Tem publicado extensivamente e liderado uma série de projetos de investigação sobre temas LGBTQI+, género, corpo e cidadania íntima, incluindo dois financiamentos atribuídos pelo Conselho Europeu de Investigação. De momento, é responsável pelos projetos de investigação: “Infâncias Arco-Íris”, financiado pela Comissão Europeia, e “REMEMBER – Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas”, financiado pela FCT.

Depois de ter sido Vice-Presidente do Conselho Científico do CES e Presidente da sua Comissão de Ética, foi recentemente eleita para o Comité Executivo da Associação Europeia de Sociologia, posição que ocupa até 2024.

O programa contou com locução e edição de Isabel Simões. A técnica esteve por conta de Tiago Gama e Vasco Santos.

Música:

  • “Inquietação” de José Mário Branco
  •  “People Have The Power” de Patti Smith

Fotografia: CES