AUTOR: Isabel Simões

DATA: 29.04.2023

DURAÇÃO: ...

João Rodrigues realizou o programa em que estiveram como convidados três investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) para uma conversa sobre “25 de Abril de 1974”.

Miguel Cardina, António Olaio e Teresa Cravo ajudaram-nos a fazer um balanço de 49 anos dos 25 de Abril de 1974. Este é o vigésimo quintoprograma de uma colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Acontece no último sábado de cada mês, a partir das 14 horas.

Algumas notas biográficas dos convidados e da convidada de hoje:

Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais. Coordenou, até janeiro de 2023, o projeto de investigação «CROME – Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times», financiado pelo European Research Council (ERC – Conselho Europeu para a Investigação). É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória.

Teresa Cravo é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Associada de Relações Internacionais da Faculdade d e Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). A sua investigação centra-se em estudos críticos sobre paz e violência, segurança, desenvolvimento, intervencionismo global e política externa, em particular no contexto dos países de língua oficial portuguesa. É uma das dinamizadoras deste programa e entra hoje neste programa na qualidade de interveniente.

António Olaio é artista plástico, Professor Associado com Agregação do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Exposições individuais em Coimbra, Lisboa, Porto, Guimarães, Mallorca, Nova Iorque, Berlim, Frankfurt, Viena. Enquanto investigador explora as potencialidades conceptuais da arte enquanto objeto e instrumento de reflexão, nomeadamente nas relações entre o indivíduo e o espaço.

O programa contou com locução e edição de Isabel Simões. A técnica esteve por conta de Vasco Santos.

Música:

  • “Tanto Mar” de Chico Buarque
  • “Lord What can you do for me” de António Olaio com Vitor Rua