AUTOR: Isabel Simões

DATA: 14.01.2022

DURAÇÃO: ...

O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, faleceu na última terça-feira, dia 11 de janeiro. David Sassoli, foi jornalista. Foi filiado no Partido Democrático, de tendência centro-esquerda. O presidente do PE encontrava-se hospitalizado desde 26 de dezembro e faleceu aos 65 anos de idade.

Membro do Parlamento Europeu desde 2009, David Sassoli foi eleito presidente da instituição em julho de 2019 para a primeira metade da legislatura de quatro anos.

De acordo com o PE, Sassoli disse no seu discurso perante o Conselho Europeu de dezembro: “Do que a Europa precisa – e precisa acima de tudo – é de um novo projeto de esperança. Penso que podemos construir esse projeto com base numa abordagem robusta, com três vertentes: uma Europa que inova; uma Europa que protege; e uma Europa que ilumina”.

Uma cerimónia em honra do presidente David Sassoli vai ter lugar lugar na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, na abertura da sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

As cerimónias fúnebres tiveram lugar hoje, sexta-feira, dia 14 de janeiro, ao meio dia, na Basílica de Santa Maria degli Angeli.

Foram várias as personalidades que prestaram homenagem a David Sassoli, entre elas o Presidente da República Portuguesa e o primeiro-ministro português

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen prestou homenagem ao político europeísta e ao “amigo” em declarações no próprio dia do anúncio do falecimento.

David Sassoli é o primeiro presidente do Parlamento Europeu a falecer no exercício das suas funções. De acordo com a Agência Lusa, o presidente do Parlamento Europeu contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo.

Embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do parlamento, onde regressou no final de 2021.

Antes do súbito falecimento do presidente Sassoli, já estava previsto a eleição do ou da presidente para a segunda metade da legislatura. A eleição estava marcada para a próxima terça-feira, dia 18 de janeiro, na sessão plenária que se realiza em Estrasburgo.