AUTOR: Isabel Simões

DATA: 27.10.2022

DURAÇÃO: ...

De 4 e 6 de novembro 50 jovens vindos das universidades do Minho, Lisboa, Castelo Branco e Coimbra vão debater temas como o pacto ecológico, as alterações climáticas, a crise energética, migrações e desigualdades.

Catarina Lopes, em representação do Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra, faz parte da organização e já esteve em edição anterior. A jovem estudante de Administração Público-Privada da Universidade de Coimbra contou em conferência de imprensa realizada na última terça-feira na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra a importância da Academia Europa.

Frequentam a academia estudantes universitários entre os 18 e 26 anos, a maioria oriundos de Estudos Europeus mas também de outras áreas científicas. As edições anteriores da Academia Europa decorreram na Lousã, Figueira da Foz,  ‘online’ e em Mira.

A aldeia Histórica do Piódão na Serra do Açor, no concelho de Arganil, vai acolher a 5ª. Academia Europa. A iniciativa é organizada pela Europe Região de Coimbra e de Leiria e pela Comunidade Intermunicipal (CIM da Região de Coimbra). São parceiros o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra e a Federação Nacional de Estudos Europeus.


No âmbito do projeto «Girls Go Circular», o segundo fórum dedicado às mulheres e raparigas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) realizou-se ontem dia 26 de outubro. As mulheres representam apenas 18 % dos estudantes e trabalhadores no domínio das TIC – as Tecnologias de Informação e Comunicação na União Europeia e apenas 34 % dos licenciados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O projeto Girls Go Circular tem como missão concretizar os objetivos em matéria de igualdade de género do Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027.

Fotografia: site da aldeia do Piódão