![imagem do programa Europa](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2021%2F10%2F12111314%2FRubrica_Europa_Final.png&w=3840&q=75)
Europa
Muito mais longe do que do Atlântico aos Urais, o velho continente marca a vida de muitos, quer pela presença, quer pela ausência.
Semanalmente, os velhos e os novos assuntos europeus na antena da RUC.
UM PROGRAMA DE:
Miriam Lopes![](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2022%2F05%2F21150031%2FFoto-3.jpg&w=3840&q=75)
O primeiro-ministro, António Costa, visitou hoje o Estádio Nacional de Varsóvia onde está instalado o maior centro de acolhimento a refugiados, uma espécie de “loja do cidadão” que já recebeu cerca de 3,6 milhões de ucranianos.
De acordo com a Agência Lusa, António Costa referiu que Portugal já recebeu 36 mil refugiados ucranianos, mas admitiu que, agora, o número “tende a estabilizar”. No final da visita, António Costa reiterou a promessa de solidariedade de Portugal em relação à Polónia no processo de acolhimento, instalação e encaminhamento de refugiados, sobretudo para os ucranianos que pretendam ficar em território polaco.
Portugal vai disponibilizar bens até 50 milhões de euros – bens que têm de ser adquiridos em Portugal, de acordo com as regras europeias”, referiu o líder do executivo. Tal como já tinha afirmado na manhã de hoje, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro polaco, o apoio de Portugal vai ser para a construção de casas pré-fabricadas, medicamentos, roupa ou sapatos. Agora o governo polaco vai indicar a lista de necessidades.
António Costa admitiu que nem todos concordam na União Europeia com as medidas a tomar para apoio à Ucrânia. No entanto, o primeiro ministro Português reforça a importância de encontrar os pontos de consenso entre os 27. O chefe do governo português vai visitar a Ucrânia, sabe-se que terá encontros em Kiev no sábado ao mais alto nível.
Com Agência Lusa
Fotografia: Portal do Governo