AUTOR: Isabel Simões

DATA: 13.09.2022

DURAÇÃO: ...

No próximo mês de outubro na terça-feira, dia 11, quando forem 11 horas em Portugal inicia a fase de candidaturas para 35 000 passes ferroviários gratuitos para os jovens descobrirem a Europa. O prazo termina terça-feira, 25 de outubro, à mesma hora. É a segunda vez este ano que 35 000 jovens vão receber um passe ferroviário para explorar a Europa e a sua cultura.

As candidaturas estão abertas a jovens dos países do programa Erasmus+. Também estão incluídos a Islândia, o Listenstaine, a Macedónia do Norte, a Noruega, a Sérvia e a Turquia.

Para concorrer a um passe de viagem, os jovens podem candidatar-se no Portal Europeu da Juventude, responder a cinco perguntas e a uma pergunta suplementar.

Os candidatos que tenham dado as respostas corretas no questionário de seleção e que tenham nascido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2004 vão poder viajar na Europa por um período máximo de 30 dias entre 1 de março de 2023 a 29 de fevereiro de 2024. Os que completarem 18 anos no primeiro semestre do próximo ano também podem candidatar-se na ronda de março de 2023.

Graças ao aumento do orçamento no âmbito do Ano Europeu da Juventude, vão ser disponibilizados , no total, 70 000 passes de viagem em 2022. Além disso, os felizes contemplados vão beneficiar de um cartão de desconto com mais de 40 000 possibilidades de desconto em transportes públicos, atividades culturais, alojamento, alimentação, desporto e outros serviços disponíveis nos países elegíveis.

Podem também aderir aos encontros DiscoverEU, uma iniciativa lançada no verão de 2022, que consiste num programa cultural estimulante de um a três dias nos países do programa Erasmus+.


A Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Secretaria de Estados dos Assuntos Europeus organizam uma sessão de visionamento do discurso da presidente da Comissão Europeia sobre o Estado da União, no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, em Lisboa,

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai proferir o terceiro discurso sobre o estado da União Europeia (UE) amanhã quarta-feira, dia 14 de setembro.

Todos os anos, em setembro, a presidente da Comissão Europeia faz um discurso no Parlamento Europeu sobre o estado da União. Espera-se que faça um balanço das realizações de 2022 e faça dê a conhecer as prioridades para 2023.

Após o discurso A Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Secretaria de Estados dos Assuntos Europeus promovem um debate com a representante da Comissão, Sofia Moreira de Sousa, e o secretário de Estado, Tiago Antunes.


Por fim uma curiosidade revelada pelo Eurostat, em 2021, um total de 13,5 milhões de bicicletas foram produzidas na UE, indicando um aumento de 11% em relação a 2020. O maior número de bicicletas produzidas foi reportado em Portugal (2,9 milhões)


Fotografia: UE