AUTOR: Isabel Simões

DATA: 11.03.2022

DURAÇÃO: ...

Um painel de peritos independentes recomendou a pré-seleção das quatro cidades portuguesas que vão passar à fase final da competição da Capital Europeia da Cultura 2027.

Em conferência de Imprensa no Centro Cultural de Belém em Lisboa, a presidente do júri internacional, Beatriz Garcia, anunciou que as cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada passam à fase seguinte da competição da Capital Europeia da Cultura 2027.  A candidatura de Coimbra, uma das 12 cidades portuguesas concorrentes ficou pelo caminho.

Depois de as autoridades competentes portuguesas aprovarem a recomendação do painel, as cidades vão ter até ao outono de 2022 para completarem as suas candidaturas. O painel volta a reunir até ao final d2 2022 para recomendar qual a cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura 2027.

Então Portugal vai ter uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, após Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012. Em 2027 vai haver outra Capital Europeia da Cultura na Letónia. A reunião para a seleção final na Letónia vai ter lugar na primavera de 2022. Todos os anos, duas a três cidades detêm o título de Capital Europeia da Cultura.

As Capitais Europeias da Cultura em 2022 são Kaunas (Lituânia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo) e Novi Sad (Sérvia). Criadas em 1985 a partir de uma ideia da então ministra grega da Cultura, Melina Mercouri, as Capitais Europeias da Cultura passaram a ser um dos projetos culturais mais ambiciosos na Europa e uma das atividades mais conhecidas


O Conselho Europeu pediu à Comissão Europeia que se pronuncie sobre o pedido apresentado pelo presidente da Ucrânia para que o país faça parte da União Europeia. É um primeiro passo para a adesão plena da Ucrânia à UE. Um processo que se prevê longo.

A recomendação resultou de uma longa reunião em Versalhes, no âmbito da reunião informal do Conselho Europeu que juntou os principais dirigentes dos 27 países que formam a União Europeia.