AUTOR: Isabel Simões

DATA: 14.09.2021

DURAÇÃO: ...

Lançado a 13 de setembro o projeto Rostos da Aldeia inspiraram-se nos habitantes de aldeias como Campo Benfeito, no distrito de Viseu, ou Ferraria de São João, no concelho de Penela, para mostrar o que de melhor fazem as populações para combater a desertificação nos territórios de baixa densidade.

Se em Campo Benfeito foi o Teatro e as Capuchinhas que motivaram os que por lá vivem, em Ferraria de São João, que pertence às Aldeias do Xisto, é a resiliência das populações que lhes tem permitido resistir ao fogo, protegendo a aldeia e atrair moradores.

A jornalista Luísa Pinto, o videógrafo Tiago Cerveira e o autor do blog Alma de Viajante, Filipe Morato Gomes juntaram-se para nos darem a conhecer pessoas como “Eduardo Correia, diretor artístico do Teatro do Montemuro, as quatro mulheres fundadoras da cooperativa Capuchinhas, ou Mário Rocha, ideólogo do projeto artístico Arte na Leira, entre muitas outras”, descreve a nota de imprensa que nos enviaram. Em breve estará publicado o trabalho que realizaram nas Argas, em Caminha.

No Culturama de dia 14 estivémos à conversa com o Tiago Cerveira.

Fotografia: Tiago Cerveira