AUTOR: Isabel Simões E Alexandre Valinho Gigas

DATA: 01.07.2021

DURAÇÃO: ...

A Orquestina de Pigmeos atua no castelo de Montemor-o-Velho a 5 de agosto, no âmbito da 41 ª edição do Citemor.

Nilo Gallego e Chus Domínguez, do coletivo Orquestina de Pigmeos trouxeram o percussionista japonês, Katsunori Nishimura. Os três estiveram à conversa com Alexandre Valinho Gigas e Isabel Simões no programa Culturama da última terça-feira, dia 29 de junho.

Notas sobre os artistas:

“O colectivo Orquestina de Pigmeos realizou a primeira acção no Rio Mondego, em Montemor-o-Velho, em 2009. Mais de 10 anos depois, e após um caminho de experimentação na fronteira de várias disciplinas artísticas que o levou a vários festivais e teatros na Europa, o colectivo regressa ao rio onde nasceu para continuar uma exploração em torno do movimento: o livre fluir da água do rio, o movimento de barcos e corpos, o refluxo e fluxo das marés perto da foz do rio, etc. O troço que o Mondego percorre entre Coimbra e Figueira da Foz será o campo de ensaio do colectivo, que neste projecto tem a colaboração do músico Katsunori Nishimura como enviado de uma das embaixadas japonesas que chegaram à Península Ibérica no século XVII.

Orquestina de Pigmeus, colectivo fundado pelo músico Nilo Gallego e pelo criador audiovisual Chus Domínguez, transforma situações quotidianas em experiências artísticas extraordinárias implantadas no meio: no curso de um rio, no passeio de um pastor com o seu rebanho, num vulcão ao nascer do sol ou num cais enquanto a maré sobe. As suas criações utilizam elementos retirados de diferentes disciplinas artísticas, principalmente a arte sonora, a performance, o cinema e a música.” – Fonte: Citemor