AUTOR: Isabel Simões

DATA: 20.01.2023

DURAÇÃO: ...

A Escola da Noite recebeu este fim de semana no Teatro da Cerca de São Bernardo a mais recente criação do Cendrev – Centro Dramático de Évora: “Jeremias Peixinho”. O espetáculo para toda a família, tem  texto de Mohamed Rouabhi e encenação de José Caldas.

Antes, José Caldas esteve à conversa para o Culturama.

De acordo com o sítio da internet da “Quinta Parede”, associação que fundou, José Caldas, estudou teatro no Brasil na Fundação Brasileira de Teatro e no Conservatório Nacional de Teatro no Rio de Janeiro. De 1972 a 1974 estuda mímica e movimento em  Londres na Escola Cit. Foi também aluno livre na Escola de Belas Artes em Paris. Entre 1974 e 1978 cursa a Escola Piloto de Educação pela Arte  em Lisboa.

O encenador, professor e dramaturgo fez crítica teatral no “O Jornal” e colaborou em programas  na RTP de que “Concordo ou talvez não” ou “Os amigos do Gaspar”. Como autor tem várias obras publicadas, como encenador trabalhou em Itália, França, Brasil e Portugal. São também vários os prémios que já ganhou nas diferentes expressões artísticas de que tem feito vida. De tudo isto falámos mas de muito mais, afinal foi a ditadura militar brasileira que provocou a vinda de José Caldas para a Europa como exilado político.

Fotografia: Cendrev