AUTOR: Tânia Rocha

DATA: 25.11.2021

DURAÇÃO: ...

Com a vinda do músico brasileiro Luiz Gabriel Lopes à cidade de Coimbra no próximo dia 28 Novembro no Bixos através da Kokoro, convidámo-lo para falar connosco sobre a sua experiência a viver em Portugal na altura de pandemia, as suas várias viagens discográficas e participações com outros músicos e a possibilidade de participarmos nos workshps, a acontecer no mesmo dia do concerto.

Fundador de grupos como Graveola, TiãoDuá e Rosa Neon, Lusco Fusco (instrumental) a quem emprestou a voz e as composições em gravações e digressões pelo mundo, Luiz Gabriel Lopes é um inspirado canta-autor do interior de Minas Gerais, nascido em 1986. Actua ainda como educador e pesquisador musical, tendo trabalhado nos últimos anos com residências artísticas com jovens indígenas do povo Hunikuin, na Floresta Amazónica.

A sua música, herdeira das mais ricas linhagens da MPB, mescla também influências do pop, do folk e das músicas do mundo. Como artista a solo, lançou “Passando Portas” (2010), “O Fazedor de Rios” (2015), “MANA” (2017), “Presente” (2020) e SÓIS (2021). Também lançou e co-produziu mais de 10 discos com as suas várias bandas.

Entrevista levada a cabo a 11 Novembro 2021, via telefone a convite de Tânia Rocha para ser englobado no programa Malandragem Ó Malandragem e disponibilizado para o Culturama.