AUTOR: Tânia Rocha

DATA: 19.04.2022

DURAÇÃO: ...

Com a vinda dos Carapaus Orkestra ao Salão Brazil, na próxima sexta dia 22 de Abril, estivemos à conversa com um dos mentores da banda, Zé Vitó, que nos falou como foi a gravação do último disco – Dois – e a sua expectativa para a banda nos próximos tempos.
Um encontro entre nove músicos a fim de reverenciar a música africana e seus vários desdobramentos em outras partes do planeta. Os Carapaus iniciam sua viagem em 2018, em um concerto especial criado para o primeiro Fela Day realizado em Lisboa, e logo no ano seguinte lançaram seu primeiro álbum “Afro Night Fever”. Em 2020, a busca pela mistura de sons continuou e a banda lançou seu segundo álbum chamado “Dois”, com participação de Oghene Kologbo, guitarrista da África ’70, banda que acompanhou Fela Kuti até o final dos anos 70. Ainda em 2020, os Carapaus lançaram um single em parceria com Tony Allen, o inventor da batida do Afrobeat e também membro da África ’70, Oghene Kologbo e o rapper português Boss AC. Sem descanso, os Carapaus Orkestra continuam o seu trabalho de pesquisa na raiz da música africana, e estão a preparar um novo álbum para 2022.
Após o concerto dos Carapaus Orkestra a DJ Pêra-Roxa comanda a pista com um set que reflecte as variadas influências dentro da música: afrobeat, soul, funk, jazz, música brasileira e outros beats.
Todas as segundas entre as 12h e as 13h, apresenta uma viagem sonora entre Portugal e Brasil no seu Programa Malandragem Ó Malandragem, na Rádio Universidade de Coimbra.
Entrevista efectuada para o programa Malandragem Ó Malandragem e cedida ao Culturama.