Culturama
terças, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUCA iniciativa “Somos Todos Ucrânia – Estamos Juntos” vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 25 de março, pelas 21 horas, no Grande Auditório do Convento São Francisco. O concerto conta com a solidariedade da atuação de Ana Bacalhau, André Sardet, Cláudia Pascoal, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, João Pedro Pais, Marco Rodrigues, Maria Inês Graça, Rita Guerra e Fado Coimbra.
Com transmissão via redes sociais, o concerto vai ter tradução para ucraniano. Da abertura fará parte uma peça cantada pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, um dos promotores, e no fecho será ouvido o hino da Ucrânia.
Durante o espetáculo o artista plástico, Nuno Pedreiro, vai pintar um quadro a ser leiloado. Catarina Camacho da RTP1 apresenta o concerto. O público que marcar presença no Convento São Francisco (CSF), após o espetáculo, vai poder adquirir garrafas de espumante doadas por uma empresa de vinhos. A receita reverte também a favor das vítimas da guerra na Ucrânia.
Depois de dois anos de pandemia em que o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra esteve muito limitado e condicionado o anseio de voltar a palco era grande. “No fundo é uma má razão que determina uma causa que faz com que estejamos unidos em torno deste mesmo povo ucraniano”, afirmou Paulo Oliveira, presidente da Direção do Coro dos Antigos
Orfeonistas da Universidade de Coimbra, ontem em conferência de imprensa no Convento São Francisco.
O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC) juntaram sinergias para a organização do evento. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do CSF e na plataforma Bol. O custo do bilhete varia entre os dez e quinze euros.
Luís Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, em representação da CIM/RC salientou a importância de fazer chegar o dinheiro arrecadado de forma solidária às instituições que estão no terreno em assistência às vítimas da guerra.
Coimbra acolhe em 25 de março dois eventos de solidariedade, “Somos Todos Ucrânia – Estamos Juntos” e “uma carrinha para a Ritinha”, o último acontece no Conservatório de Música de Coimbra, também às 21 horas. O humorista Fernando Rocha vai associar-se à iniciativa. O espetáculo tem como objetivo angariar fundos para a aquisição de uma carrinha adaptada para uma jovem residente na freguesia de Cernache que sofre de paralisia cerebral.
O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva deixa um apelo à solidariedade dos habitantes do município para que encham os dois concertos. “Coimbra é uma cidade extraordinariamente solidária”, disse.
A organização da iniciativa “Somos Todos Ucrânia – Estamos Juntos” abriu também uma conta bancária para recolha de donativos. O valor obtido, no conjunto das ações de solidariedade vai ser entregue à embaixadora da Ucrânia em Portugal em cerimónia com data a anunciar. Paulo Oliveira garante que o valor recolhido se destina ao apoio das vítimas da guerra e não vai ser empregue “em quaisquer ações de natureza bélica”.
No momento da conferência de imprensa já tinham sido vendidos 600 bilhetes, cerca de meia casa. O presidente da Direção do Coro dos Antigos Orfeonistas deixou ainda um apelo a que as janelas do país se vistam de azul e amarelo as cores da bandeira da Ucrânia.
Na conferência de imprensa marcaram também presença Luís Serra e Silva, representante do Conselho Geral do Coro dos Antigos Orfeonistas e Manuel Soares Ramos, representante da Assembleia Geral do Coro dos Antigos Orfeonistas.
Fotografia: CMC