Culturama
terças, sextas (17h00)
Magazine cultural da Rádio Universidade de Coimbra.
UM PROGRAMA DE:
Programação RUCO presidente da Câmara Municipal de Coimbra Câmara (CMC), Manuel Machado, revelou que a cidade vai ter uma companhia profissional de dança.
Como constatou a Agência Lusa o próprio “Pacto de Cidade” para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia de Cultura em 2027 (CEC 2027), um documento aprovado por unanimidade pela Câmara e pela Assembleia Municipal, aponta como uma das fragilidades do concelho a ausência de uma companhia de dança profissional.
Numa declaração à comunicação social, à margem da apresentação da imagem da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura, que decorreu no Convento são Francisco, Manuel Machado admitiu que haverá uma companhia profissional de dança antes de 2027.
O presidente da CMC chamou ainda a atenção para a existência no Conservatório de Música de Coimbra, de oferta educativa na área da dança. Os jovens formados na instituição significam “uma grande esperança” para o autarca.
Para além de Coimbra, na Região Centro, também Guarda, Aveiro e Leiria pretendem candidatar-se a Capital Europeia da Cultura em 2027. Manuel Machado reconheceu haver em cada uma das cidades “coisas valiosas”. O autarca explicitou que como de todas as candidaturas “só vai ser escolhida uma” se encontra “aberto a acolher todo o potencial congregador das demais”.
Já o coordenador do grupo de trabalho da candidatura, o mágico Luís de Matos, recusou-se a divulgar algumas das linhas gerais daquilo que será o documento a apresentar em novembro, referindo que continuam a ouvir pessoas e a discutir propostas.
Luís de Matos insistiu em não divulgar os aspetos essenciais da programação e enfatizou a independência do grupo de trabalho, em relação aos poderes político e mediático, na marcação da agenda da candidatura.
Por fim, o coordenador do grupo de trabalho explicitou como a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura se diferencia de outras. De acordo com nota de imprensa enviada a imagem da candidatura de Coimbra a CEC 2027 foi escolhida a partir de um concurso público aberto pelo município. Foram apresentadas mais de cem propostas, entre criadores individuais e coletivos de norte a sul do país. A proposta vencedora foi na quarta-feira, foi apresentada ‘online’ através de um vídeo. O vencedor do concurso público da Câmara Municipal de Coimbra foi Paulo Leal.
Seguiu-se um espetáculo sem público apresentado por Mariza Liz e que teve a contribuição de Pedro Abrunhosa, André Sardet, do Grupo de Fados de Coimbra àCapela e de Marisa Liz com Tiago Pais Dias.
Segundo o Portal do Governo, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo são, para já, as cidades que manifestaram interesse na candidatura à CEC2027, que vai decorrer em simultâneo em Portugal e na Letónia. A verba disponível para a candidatura vencedora será de 25 milhões de euros.
A escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias. Portugal vai escolher dois elementos entre janeiro e junho deste ano. Em 2023, será anunciada a vencedora.