AUTOR: Isabel Simões

DATA: 13.06.2023

DURAÇÃO: ...

OS DADOS SEGUINTES FORAM TRANSCRITOS DOS COMUNICADOS DA PSP. A ESCOLHA DOS ELEMENTOS DIVULGADOS  É DA NOSSA RESPONSABILIDADE E AS PEQUENAS ALTERAÇÕES TAMBÉM.


Quatro pessoas foram detidas por efetivos do Comando Distrital da PSP de Coimbra, durante o último fim de semana, por tráfico de estupefacientes, injúrias e condução em estado de embriaguez.

No sábado, 10 de junho, foram efetuadas duas detenções por injúrias e ameaças contra polícias – uma mulher de 19 anos e um homem de 33 anos. Alertada para uma situação de desordem que envolvia dois indivíduos, na Baixa de Coimbra, a PSP dirigiu-se ao local. Num primeiro momento, embora em tom agressivo, o casal informou que não se passava nada. Contudo, poucos metros à frente da primeira abordagem policial, já na rua Rãs, a suspeita voltou-se para trás e proferiu várias injúrias contra os polícias, acabando por ser detida.

Nesse momento (detenção da mulher), o suspeito proferiu igualmente várias injúrias e colocou-se em fuga.  Minutos depois, deslocou-se à esquadra para saber a situação da sua namorada (suspeita) detida. Não só insultou os policias que o atenderam, como lhes dirigiu várias ameaças graves, sendo de imediato detido.

No que respeita a condução sob efeito de álcool, a PSP deteve um homem, de 52 anos de idade, que, submetido ao teste de alcoolemia, acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,82 grama por litro (g/l). A ocorrência teve lugar também no dia 10 de junho, às 18h07, na avenida 12 de Julho, na Figueira da Foz.

A detenção por suspeita de tráfico de estupefacientes registou-se ontem, 11 de junho, na avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra, às 22h45. A PSP abordou um homem, de 18 anos de idade, que circulava, indevidamente, num velocípede em cima do passeio. Quando se aproximaram do indivíduo, os polícias notaram um cheiro forte a produto estupefaciente, perguntando-lhe, por isso, se possuía algo ilícito, tendo este negado.

Submetido a revista sumária, foi encontrado, no bolso interior do casaco que vestia, uma embalagem com haxixe equivalente a 20 doses individuais.


Seis pessoas foram detidas, fora de flagrante delito, pela alegada prática de crimes de violência doméstica, na zona geográfica da Comarca de Coimbra, anunciou ontem o Ministério Público.

De acordo com a página de internet da Procuradoria da República da Comarca de Coimbra, as detenções de seis pessoas, com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos, ocorreram no âmbito de seis inquéritos distintos.

Os arguidos foram detidos “fora de flagrante delito”, em execução de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público, estando indiciados por factos que “ocorreram na área geográfica de atuação do Ministério Público de Cantanhede, Coimbra e Oliveira do Hospital”.

Segundo a mesma nota, o Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Coimbra apresentou os seis arguidos a primeiro interrogatório judicial no período compreendido entre 05 e 09 de junho.

“A maioria dos arguidos ficou sujeita às medidas de coação de afastamento e de proibição de contactos com as vítimas, bem como à obrigação de apresentação periódica perante as autoridades policiais e à proibição de usar, deter ou adquirir armas”, informou o ministério publico.

Fotogafia: PSP