AUTOR: Isabel Simões

DATA: 22.11.2022

DURAÇÃO: ...

Os dados seguintes foram transcritos dos comunicados da PSP. A escolha dos elementos divulgados  é da nossa responsabilidade e as pequenas alterações também.

Estabelecimentos de diversão noturna de Coimbra alvo de fiscalização

Na madrugada do dia18 de novembro, dois estabelecimentos de diversão noturna da zona da Praça da República, em Coimbra, foram notificados pela PSP de Coimbra para encerramento provisório, por não cumprirem as medidas de segurança obrigatórias.

Esta determinação resulta de uma operação conjunta da Esquadra de Investigação Criminal deste Comando e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Num dos espaços, foram identificadas diversas infrações no âmbito das medidas de proteção contra incêndios e sistema de videovigilância. Verificou-se ainda excesso de lotação.

Já no outro estabelecimento notificado para encerramento provisório, foram detetadas diversas infrações respeitantes ao sistema de videovigilância e exercício de segurança privada.

Durante esta ação conjunta de fiscalização, que decorreu entre as 02H00 e as 05H15, um outro estabelecimento da mesma zona foi alvo de diversos autos de contraordenação relativamente à falta de medidas no âmbito de proteção contra incêndios e excesso de lotação.

 Homem detido por crime de obstrução

Também no dia 18 de novembro, pelas 03h15, foi detido um homem de 42 anos, na rua Doutor José Luís Mendes Pinheiro, na Figueira da Foz.

A detenção surgiu no seguimento de um acidente de viação, para o qual foi solicitada a presença da PSP. Chegados ao local, no sentido de se aplicar os procedimentos inerentes à ocorrência, os polícias abordaram o condutor do veículo acidentado, que não se mostrou colaborante. Num primeiro momento, o suspeito mostrou resistência para efetuar o Teste Qualitativo do Álcool, que viria a acusar uma T.A.S de 1,66g/l.

Posteriormente, apesar de várias tentativas dos polícias para que o indivíduo colaborasse, este manteve uma atitude hostil, incorrendo assim em desobediência. Perante os factos, foi detido.

Quatro homens detidos pela PSP

Nos dias 18 e 19 de novembro, quatro indivíduos foram detidos por polícias do Comando Distrital da PSP de Coimbra, devido à prática de crimes de desobediência e infrações rodoviárias.

Três das detenções ocorreram no dia 18, em Coimbra, duas das quais pela prática do crime de desobediência. A primeira teve lugar na rua da Sofia, às 07h40, e respeita a um homem de 41 anos de idade, que se recusou efetuar o teste de alcoolemia. A segunda aconteceu, pelas 11h15, na rua da Estrela. Um indivíduo, de 63 anos, foi fiscalizado e verificou-se que conduzia um automóvel apreendido, desde maio, por falta de seguro de responsabilidade civil.

A terceira detenção efetuou-se, às 11h25m, na Alameda de Conchada. Um jovem de 20 anos de idade foi intercetado quando conduzia um automóvel sem habilitação para o efeito.

A detenção do dia 19 ocorreu na cidade da Figueira da Foz. Um homem de 34 anos foi interveniente num acidente de viação, do qual só resultaram danos materiais. Sujeito ao teste do álcool, registou uma T.A.S de 1.94g/l.