AUTOR: Isabel Simões

DATA: 08.11.2022

DURAÇÃO: ...

O Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia, da PSP a Polícia de Segurança Pública, efetuou, a semana passada, uma ação de demonstração do seu trabalho para utentes da Associação de Bem-Estar Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão, em Coimbra.

A iniciativa foi promovida no âmbito do trabalho desenvolvido pelos polícias do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra afetos ao Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade.

Cerca de três dezenas de utentes idosos da Associação tiveram a oportunidade de interagir com os dois exemplares caninos envolvidos nesta demonstração cinotécnica.

Segundo Manuela Almeida, Diretora Técnica da Associação, a ação da PSP assume particular importância, considerando que os utentes da instituição são, na sua maioria, idosos com patologias que comprometem as funções cognitivas. Entre elas está incluída «demência, e, por isso, a interação com os animais ajuda-os a transmitir o que estão a sentir, por exemplo, através do olhar e do toque sensorial».

A responsável salientou que está comprovado que o «contacto com animais traz vários benefícios para a saúde mental de pessoas que têm o sistema cognitivo deteriorado de alguma forma».


A PSP procedeu à detenção de um homem por Condução Sob Efeito do Álcool

No dia 3 de novembro, pelas 16H15, na Rua Lordemão de Baixo, em Coimbra, foi detido um homem de 29 anos de idade, por condução sob efeito do álcool. Sujeito ao teste de pesquisa de álcool a partir do ar expirado, o indivíduo acusou uma T.A.S. de 1,56 g/l. O detido foi interveniente num acidente de viação do qual apenas resultaram danos materiais.

Com comunicado da PSP

Fotografia: Redes Sociais da PSP