AUTOR: Isabel Simões

DATA: 25.10.2022

DURAÇÃO: ...

O Governo está preocupado com a insegurança da noite e os consumos de álcool pelos mais jovens.

Na segunda edição das Conferências de Coimbra, dedicada ao tema “Segurança Urbana – Os Municípios e a Proteção do Espaço Público”, a insegurança na noite e os consumos de álcool dos mais novos foram vistos com preocupação. O tema foi tratado no painel “A Cidade à Noite: Conflitualidade vs. Diversão”.

Isabel Oneto, secretária de Estado da Administração Interna afirmou no momento das conclusões, que existem estabelecimentos noturnos onde se verificam “situações de conflitualidade”. De acordo com a governante, em declarações à RUC, o problema tem dois aspetos. O primeiro prende-se com o licenciamento. O outro aspeto diz respeito à venda de álcool a menores.

Segundo a governante o governo vai manter as campanhas e a fiscalização. As escolas vão ter um papel importante neste combate. Isabel Oneto refere as situações limite de consumo em que os jovens de certas zonas do país caem.

Também em relação à violência juvenil a escola surge como lugar onde se detetam os primeiros sinais de comportamento violento em alguns jovens.  As conclusões da conferência mencionam que por vezes há uma certa benevolência em relação a determinados comportamentos abusivos por parte de jovens. Mais tarde os comportamentos evoluem para crimes com grau de violência elevada.

A preocupação vai também para a forma como os jovens vivem no mundo digital. A convivência prolonga-se nas redes sociais e os crimes também.

A segunda edição das Conferências de Coimbra decorreu de 18 a 19 outubro no Convento São Francisco, em Coimbra e trouxe à cidade decisores políticos e forças de segurança para refletir sobre a Estratégia de Segurança do país.

Fotografia: Portal do Governo