AUTOR: Programação RUC E Inês Rodrigues

DATA: 27.05.2021

DURAÇÃO: ...

Episódio CLXXII – Inês Nascimento Rodrigues

Simulação de uma hora de programação da Rádio Libertação, a rádio do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o movimento que, liderado por Amílcar Cabral, organizou a luta contra o colonialismo português nos dois territórios. Pela emissão, passam, entre outros conteúdos, uma canção beafada resultante de uma recolha levada a cabo pelo PAIGC, a voz de Amélia Araújo, a locutora e animadora dos programas em português e um discurso sobre o princípio da independência de pensamento e de ação. Ouviremos, ainda, dois poemas anticoloniais musicados e divulgados em vinil pelo PAIGC (Aviso, de Ovídio Martins, pela voz de Humberto Santos e Batuko, de Kaoberdiano Dambará, pela voz de Armando Dupret) e o último discurso de Amílcar Cabral, transmitido na Rádio Libertação, por ocasião da celebração do Ano Novo, a 1 de janeiro de 1973, poucas semanas antes de ser assassinado.

Algumas sugestões para saber mais sobre a Rádio Libertação

LER: “Início das emissões da Rádio Libertação, do PAIGC (1967), por Celeste Fprtes e Rita Raínho, in Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (org.), As voltas do passado. A guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Tinta-da-China.

OUVIR: “Canções de Guerra – Rádio Libertação”, RTP (https://media.rtp.pt/cancoesdaguerra/artigos/radio-libertacao/)
Podcast do projeto CROME “Memória Futura”, com Celeste Fortes e Rita Raínho à conversa com Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (https://saladeimprensa.ces.uc.pt/index.php?col=canalces&id=20983#.YK2MXy1OqAw).

VISITAR: Fundação Amílcar Cabral, na Cidade da Praia, em Santiago, Cabo Verde, onde se encontra a sala-museu com uma exposição multimédia dedicada a Amílcar Cabral, desde fotografias, testemunhos de quem com ele privou e lutou, livros e um acervo sonoro (do qual fazem parte algumas das emissões da Rádio Libertação).

VER: Documentário “Canhão de Boca”, realizado por Ângelo Lopes (2016), com direção de produção de Samira Pereira e investigação de Celeste Fortes.