Imagem principal
30.08.2022POR Luís Franklim

Livro “Remembering the Libertation Struggles in Cape Verde” explora a memória das lutas de libertação da antiga colónia

“Remembering the Libertation Struggles in Cape Verde”, da autoria de Miguel Cardina e Inês Nascimento Rodrigues, baseia-se em fontes orais e escritas para explorar o papel da memória das lutas de libertação de Cabo Verde.

O livro “Remembering the Libertation Struggles in Cape Verde”, da autoria de Miguel Cardina e Inês Nascimento Rodrigues, dois investigadores do Centro de Estudos Sociais, resulta de um projeto desenvolvido pelo CES – o Chrome –  que se dedica a estudar a memória da guerra colonial e das lutas de libertação dos diferentes países africanos, focando-se no arquipélago de Cabo Verde.

Miguel Cardina, um dos autores deste projeto falou do objetivo deste livro, que segundo o próprio é uma história da luta de libertação de 1975 até 2022.

As fontes são diversificadas e vão desde entrevistas e memória oral, fontes escritas, a jornais e documentação oficial, bem como, da análise de monumentos, para perceber a evolução da memória da libertação. O que os autores defendem no livro é que a luta de libertação “é um dispositivo mnemónico que se liga e desliga”.

Segundo Miguel Cardina, a memória das lutas de libertação é uma “certidão de nascimento da nação”, mas também um instrumento de “legitimação dos seus atores e sobretudo de crítica aos poderes vigentes”.

O autor realça a figura de Amílcar Cabral como “conceito operativo” e dá como exemplo a marcha “Cabral” a 20 janeiro, que recorda o assassinato desta figura política. O livro realça a natureza das memórias políticas como constantemente resignificadas.

O livro está já disponível em pré-venda, mas estará disponível em acesso aberto.

O livro “Remembering the Libertation Struggles in Cape Verde, da autoria de Miguel Cardina e Inês Nascimento Rodrigues e editado pela Routlege, vai estar disponível a partir de finais de Setembro.

PARTILHAR: