[object Object]

BE apresenta candidatura à Assembleia da República

Miguel Cardina, historiador, vai encabeçar a lista bloquista, candidata às eleições legislativas 2025. Em Coimbra, o partido destacou a crise social e a crescente desigualdade no país. No que toca à habitação, o candidato afirmou a necessidade de impor tetos máximos das rendas.

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou, esta manhã, a candidatura às eleições da Assembleia da República. Miguel Cardina, historiador, é o primeiro candidato da lista do Bloco pelo círculo de Coimbra. Em conjunto, estiveram presentes, no Café Santa Cruz, o mandatário António Ferreira, Ana Carolina Gomes e Eduardo Figueiredo.

O panorama atual do país é algo que preocupa o cabeça de lista. Miguel Cardina afirma que, cada vez mais, são conhecidos casos de ataque aos direitos cívicos e práticas censórias. “Quadro de crise social” e de “desigualdade”, é como o bloquista caracteriza os dias correntes. A força política pretende, assim, “dar uma resposta à esquerda” para garantir condições mínimas de vida aos cidadãos.

A candidatura do BE reconhece a crise da habitação como uma das “grandes crises” modernas. De acordo com o representante, Coimbra vive a realidade cultural de acolher estudantes nas Repúblicas, porém existe outra proposta em cima da mesa. Miguel Cardina explica que estas moradias não têm capacidade de resposta em grande massa, o que leva à defesa de impor tetos máximos das rendas.

Para valorizar a zona Centro e reverter a centralização do poder na capital, o candidato considera necessário mover entidades para outras zonas do país. É o caso do Ministério da Agricultura e Pescas e do Ministério da Saúde de Portugal, ambos com sede em Lisboa. No caso de Coimbra, o Bloco defende a transferência do Tribunal Constitucional para a cidade, devido à “importância” da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, acrescenta Miguel Cardina.

O esquerdista afirma estar ciente do acréscimo da abstenção, em consequência da queda do governo de Luís Montenegro. Em concordância, a força política tenciona realizar uma campanha de mobilização de direito ao voto.

As eleições da Assembleia da República estão marcadas para o dia 18 de maio de 2025.

Pode confirmar a lista de candidatos do BE abaixo:

  1. Miguel Cardina, historiador
  2. Mariana Rodrigues, jurista
  3. Eduardo Figueiredo, docente universitário
  4. Ana Carolina Gomes, antropóloga
  5. Pedro Jorge, professor
  6. Gisela Martins, diretora de compras e responsável ambiental
  7. Alexandre Sousa Carvalho, investigador
  8. Catarina Vitorino, psicóloga
  9. João Santo, professor
  10. Júlia Correia, professora
  11. Guilherme Nogueira, advogado
  12. Bárbara Ranito, jurista
  13. João Rui Mendes, médico dentista
  14. Cristina Matos, contabilista
  15. António Ferreira, cineasta

PARTILHAR: