![[object Object]](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fbucket.ruc.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2025%2F04%2F08204222%2FIMG_0097-scaled.jpg&w=3840&q=75)
BE apresenta candidatura à Assembleia da República
Miguel Cardina, historiador, vai encabeçar a lista bloquista, candidata às eleições legislativas 2025. Em Coimbra, o partido destacou a crise social e a crescente desigualdade no país. No que toca à habitação, o candidato afirmou a necessidade de impor tetos máximos das rendas.
O Bloco de Esquerda (BE) apresentou, esta manhã, a candidatura às eleições da Assembleia da República. Miguel Cardina, historiador, é o primeiro candidato da lista do Bloco pelo círculo de Coimbra. Em conjunto, estiveram presentes, no Café Santa Cruz, o mandatário António Ferreira, Ana Carolina Gomes e Eduardo Figueiredo.
O panorama atual do país é algo que preocupa o cabeça de lista. Miguel Cardina afirma que, cada vez mais, são conhecidos casos de ataque aos direitos cívicos e práticas censórias. “Quadro de crise social” e de “desigualdade”, é como o bloquista caracteriza os dias correntes. A força política pretende, assim, “dar uma resposta à esquerda” para garantir condições mínimas de vida aos cidadãos.
A candidatura do BE reconhece a crise da habitação como uma das “grandes crises” modernas. De acordo com o representante, Coimbra vive a realidade cultural de acolher estudantes nas Repúblicas, porém existe outra proposta em cima da mesa. Miguel Cardina explica que estas moradias não têm capacidade de resposta em grande massa, o que leva à defesa de impor tetos máximos das rendas.
Para valorizar a zona Centro e reverter a centralização do poder na capital, o candidato considera necessário mover entidades para outras zonas do país. É o caso do Ministério da Agricultura e Pescas e do Ministério da Saúde de Portugal, ambos com sede em Lisboa. No caso de Coimbra, o Bloco defende a transferência do Tribunal Constitucional para a cidade, devido à “importância” da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, acrescenta Miguel Cardina.
O esquerdista afirma estar ciente do acréscimo da abstenção, em consequência da queda do governo de Luís Montenegro. Em concordância, a força política tenciona realizar uma campanha de mobilização de direito ao voto.
As eleições da Assembleia da República estão marcadas para o dia 18 de maio de 2025.
Pode confirmar a lista de candidatos do BE abaixo:
- Miguel Cardina, historiador
- Mariana Rodrigues, jurista
- Eduardo Figueiredo, docente universitário
- Ana Carolina Gomes, antropóloga
- Pedro Jorge, professor
- Gisela Martins, diretora de compras e responsável ambiental
- Alexandre Sousa Carvalho, investigador
- Catarina Vitorino, psicóloga
- João Santo, professor
- Júlia Correia, professora
- Guilherme Nogueira, advogado
- Bárbara Ranito, jurista
- João Rui Mendes, médico dentista
- Cristina Matos, contabilista
- António Ferreira, cineasta
PARTILHAR:
