[object Object]

Infiltrações condicionam atividade das estruturas que residem no edifício da AAC

Problemas que existiam antes das recentes obras na sede da AAC perduram e várias complicações surgiram depois da intervenção no edifício. Membros da tvAAC e do CITAC queixam-se que as salas estão inundadas, bolorentas, entre outros aspetos que incapacitam as atividades habituais. Estruturas aguardam respostas da DG/AAC.

A RUC convidou o dirigente da Televisão da Associação Académica de Coimbra (tvAAC), Pedro Domingues, e um membro do Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), Fernando Oliveira, a darem o seu parecer sobre os problemas que assolam o edifício da própria Académica.

Pedro Domingues falou das duas salas da tvAAC, no 4.º e no 5.º andar. O dirigente começou por contar que, no 5.º andar, após as intervenções que o edifício sofreu durante o verão, começou a entrar água pelas portas da sala da secção, porque o piso do exterior ficou mais elevado.

Além disso, Pedro Domingues referiu que “está a chover” no 4.º piso. De acordo com o presidente, neste piso, o teto da sala da tvAAC está “cheio de água” e com bolor, sendo esta uma sala importante para o funcionamento da secção, porque serve de “régie” e de arrumação.

Fernando Oliveira confirmou à RUC que também há água a entrar pelo teatro-estúdio do CITAC, no 1.º piso da AAC, muito devido às chuvas intensas que caíram durante o mês de janeiro. O ator do CITAC referiu que durante as recentes obras no edifício da AAC chegou mesmo a haver uma inundação na sala do organismo autónomo. Segundo Fernando Oliveira, a limpeza das caleiras nos pisos superiores fez com que a água começasse a entrar por locais inesperados.

Atualmente, as paredes do teatro-estúdio encontram-se completamente “ensopadas”, bolorentas, e com tinta a escamar, de acordo Fernando Oliveira. Sendo o CITAC um espaço para trabalhar o corpo, o ator salientou a importância de esta situação ser resolvida, porque se revela prejudicial para a saúde.

As intervenções que foram feitas ao edifício da AAC “não estão a resultar”, afirmou Fernando Oliveira. O ator ressaltou ainda que é importante que se consiga recuperar a sede da Académica, dado o corpo estudantil que alberga nas várias estruturas e também devido à relevância do próprio edifício, enquanto Património Mundial da Humanidade e centro de “tanta atividade cultural” da academia e ainda da cidade.

Tanto o CITAC como a tvAAC aguardam resposta por parte da Direção-Geral da AAC quanto a soluções para os problemas do edifício, de acordo com Pedro Domingues e Fernando Oliveira.

Fotografia cedida pela tvAAC

PARTILHAR: