[object Object]
17.06.2022POR Inês Santos

Última Conversa Feminista contou com a presença da cantora galega Uxía

Para a última Conversa Feminista, o Centro de Estudos Sociais, convidou a cantora galega Uxía para conversar e mostrar a sua arte aos presentes na iniciativa.

Foi assim que Uxía interpretou a música “xente da festa”. O evento Conversa Feminista, para além de ter em vista a discussão de temas em volta da mulher, também contou com a declamação de poesia e com o cantar ao vivo de algumas das suas músicas.

Durante a conversa, a cantora salientou o poder transformador da música na sociedade e o valor da pandeireta como arma para enaltecer a liberdade de expressão das mulheres galegas sobre vários temas que gostariam de cantar para o mundo.

A cantora afirmou, com orgulho, o sentimento de ver mulheres jovens a interessarem-se pelas músicas e pelos instrumentos tradicionais, como acontece com os três membros da banda Tanxugueiras.

Relativamente à poesia, Uxía não deixou de realçar a poeta galega Rosalia de Castro que, segundo a cantora, era visionária para a sua época no que toca a temas feministas. Para reforçar o interesse dos mais novos na leitura do trabalho desta poeta, Uxía criou um livro, que também converge a música, denominado “Rosalia Pequenina”.

Da Galiza para Portugal, a cantora salientou o poder das mulheres na música portuguesa e não deixou de reforçar o papel do feminino no fado de Coimbra e até mesmo no ambiente académico.

Uxía salientou ainda a importância da união entre as várias mulheres e afirma querer ser, de alguma maneira, a embaixadora do reportório tradicional galego em Portugal.

Dia 17 decorre no TAGV, pelas 21h30, um concerto da própria cantora e que visa dar a conhecer esse mesmo reportório.

PARTILHAR: