[object Object]
17.02.2022POR Informação RUC

Ana Cortez Vaz: “A habitação social continua a estar caótica”

O Observatório do dia 16 de fevereiro contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, que destacou na sua intervenção o estado “caótico” em que se encontra a habitação social do Município de Coimbra.

A vereadora eleita pela coligação Juntos Somos Coimbra, reforçou a urgência em alterar o perfil social da baixa. Na sua perspetiva, aquela zona da cidade “ precisa de uma reviravolta grande” que tem de passar pela descentralização mitigada das instituições de apoio social lá presentes.

A baixa não é, de todo, um local aprazível”

A responsável pelo pelouro de ação social afirmou que “existe um contrassenso nas instituições sociais da baixa”. Por um lado, existem organizações que se preocupam com a inclusão total dos indivíduos em situação de vulnerabilidade, encontrando soluções para a habitação e para a sua escolarização. Por outro lado, a vereadora advertiu para a existência de entidades que “ tal como um penso rápido”, não se preocupam com a inserção plena dos indivíduos na sociedade.

Ana Cortez Vaz relacionou a proliferação de instituições de apoio social na baixa de Coimbra, com a capacidade de atração de cidadãos em situação de sem abrigo ou toxicodependência. A vereadora partilhou a sua experiência pessoal ao ter-se deparado, na Baixa, durante a luz do dia, com um grupo de 10 a 15 homens que se estavam a “injetar”.

Querem conhecer uma realidade que não lhes é levada aos hospitais”

A vereadora do município de Coimbra reiterou o sucesso do programa de voluntariado NUVEM (Núcleo Universitário de Voluntariado de Estudantes de Medicina ), criado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Na sua visão, o projeto surgiu da necessidade dos estudantes de Medicina conhecerem situações de debilidade que não chegam até eles. Nas suas palavras, “eles pretendem conhecer os idosos que estão isolados”.

Para além disso, Cortez Vaz destacou a elaboração do projeto de reabilitação da escola secundária José Falcão. Apesar do ser um plano ambicioso e dispendioso, dada a envergadura do estabelecimento de ensino, a vereadora não tem dúvidas que se trata de um projeto positivo. A vereadora confirmou que o Departamento de Arquitetura da UC, responsável pelo esboço inicial, e a  escola secundária José Falcão, estabeleceram uma acordo de parceria, para a reabilitação do liceu mais antigo da cidade.

Para consultar o comentário à vereadora Ana Cortez Vaz pode aceder ao podcast deixado no topo da publicação.

PARTILHAR: