[object Object]

João Fontes da Costa: “Nós estaremos disponíveis sempre para uma solução, desde que essa solução tenha os valores do PAN“

A saúde, a ferrovia, o ensino e as preocupações ambientais foram os principais temas abordados na entrevista a João Fontes da Costa, candidato pelo PAN no círculo eleitoral de Coimbra para as próximas Eleições Legislativas.

No âmbito das Eleições Legislativas 2022, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), entrevistou João Fontes da Costa, candidato pelo Partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) no círculo eleitoral de Coimbra, que marcou presença no Observatório de quarta-feira, dia 5 de janeiro.

Nós queremos que existam unidades de saúde familiares em todos os concelhos”

Relativamente à universalização da saúde, o candidato falou sobre a necessidade de existirem unidades de saúde familiar nos 17 concelhos do distrito, independentemente dos indicadores.

Quanto ao Hospital dos Covões, apesar de o mesmo ter capacidade para ser um hospital ambulatório, recebendo consultas cirurgias e exames, o candidato do PAN não se mostra contra a sua fusão, embora considere inaceitável o seu desmantelamento.

“Nós queremos ligar todas as capitais de distrito, é o nosso plano de ferrovia para 2035”

Ao nível da mobilidade, o candidato considera fulcral a aposta decidida na ferrovia nacional, considerando também essencial a manutenção da estação nova de Coimbra e ainda que a ligação entre Viseu e Coimbra seja efetivada. Além disso, João Fontes da Costa reafirma a importância do IP3 e das suas obras para melhorar a vida dos seus utentes, acrescentando que devem respeitar todos os estudos de impacto ambiental.

O candidato considera também essencial o desenvolvimento de passes intermodais de modo a melhorar os transportes públicos e para que os mesmos se tornem mais acessíveis ao cidadão.

“Queremos um ensino de qualidade, sem precariedade que ao nível da investigação mas também ao nível do ensino

João Fontes da Costa acredita que o fim da precariedade e o subemprego na área da investigação passa sobretudo por uma ligação direta ao mercado de trabalho no sentido de preparar as pessoas para modificá-lo, tendo em conta as necessidades do país.

Para o representante do PAN, deverá também haver um apoio direto à investigação feita nas universidades – nomeadamente aos projetos de empreendedorismo, com destaque para o empreendedorismo verde.

“Vamos garantir que temos soluções para não ter de minerar mais lítio mas sim aproveitar aquele que existe”

Confrontado com a questão das avaliações para a prospeção de lítio, o centrevistado reafirma que o partido se mantém contra estas explorações, sobretudo por estas estarem previstas para regiões habitadas, tal como a Pampilhosa da Serra e Oliveira do Hospital. Segundo o próprio, a solução passa sobretudo pelo reaproveitamento do lítio já existente, considerando a reciclagem essencial neste processo.

Para terminar, João Fontes da Costa criticou ainda a não existência de projetos e investimentos no sentido de minorar os efeitos da utilização deste metal.

Para ouvir esta entrevista na íntegra pode aceder através do link acima ou pelo nosso Spotify.

PARTILHAR: