[object Object]

Rui Antunes: “[coligação Juntos Somos Coimbra] é uma cedência ao pragmatismo”

O presidente da ESEC, Rui Antunes, fala sobre a parceria da UC com a Feedzai, do aumento de casos de COVID-19, da apresentação dos candidatos às juntas de freguesia da coligação Juntos Somos Coimbra e da detenção de Joe Berardo

O Observatório de 29 de junho teve como comentador o presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Rui Antunes.

A Universidade de Coimbra (UC) e a Feedzai estabeleceram uma parceria para estimular a investigação científica. Rui Antunes considera que se trata de um bom exemplo a ser seguido por outras instituições. O presidente da ESEC vê na iniciativa benefícios para estudantes e professores, mas alerta que este tipo de parcerias não é uma “panaceia” para resolver problemas de formação dos estudantes e de financiamento das instituições de ensino superior, e que as universidades e politécnicos são mais do que departamentos de investigação empresariais.

Portugal registou, na segunda-feira o número diário de novos casos de COVID-19 mais alto desde 19 de Fevereiro. Rui Antunes diz que os números são altos, mas que “estamos no caminho certo” e a gravidade dos casos está cada vez mais reduzida devido à vacinação. Comentando os impactos da pandemia no ensino superior, o presidente da ESEC diz que se perdeu o convívio e toda uma dinâmica de atividade que é muito importante para os estudantes.

A coligação Juntos Somos Coimbra apresentou oficialmente os seus candidatos à presidência das Juntas de Freguesia do Concelho. Rui Antunes, que votou no movimento Somos Coimbra nas últimas eleições, sente-se decepcionado com a evolução do movimento e diz que esta coligação é uma “cedência ao pragmatismo” e uma descredibilização do movimento.

Sobre a detenção do comendador Joe Berardo, o psicólogo diz que a justiça ainda não é igual para ricos e para pobres, mas que este caso é mais um sinal de que estamos a dar passos nesse sentido.

PARTILHAR: