[object Object]
11.11.2022POR Informação RUC

Wilson Domingues “Zé” e Pato prometem rentabilizar a AAC se ganharem corrida à DG/AAC

Promessa de transformar AAC em AirBnB’s permite, segundo Lista P, rentabilizar a AAC. De forma a igualizar estudantes nacionais e estrangeiros, propõem aumentar propinas.

Wilson Domingues, candidato à presidência da Direção-Geral da AAC (DG/AAC) pela Lista P, contextualiza, em conversa à RUC, o que o motivou a candidatar-se a este cargo e qual o nome por trás da letra P. O candidato pela lista P afirma que quer ser tratado por “Zé”, pois é este o nome que o Pato lhe atribuiu. O principal motivo da sua candidatura é representar esse mesmo Pato. Pato é uma metáfora para a poluição presente no lago da AAC, lago este que necessita de uma limpeza urgente. “Só se limpa o lago se se limpar a própria Academia”, realça “Zé”.

A lista baseia-se em três pilares. Primeiramente, o Empreendedorismo que urge resolver os problemas financeiros da AAC, isto é a sua dívida interna e externa. Uma das principais propostas para este pilar, afirma o candidato, é transformar os espaços da AAC em AirBnB’s, uma vez que vai permitir que cheguem fundos que iriam ser, outrora, aplicados nas obras necessárias do edifício.

O segundo pilar assegura a Juventude. Este ponto pretende, aos olhos dos membros da lista, fomentar uma coesão entre as juventudes partidárias portuguesas, ou seja, deve haver um conjunto de salas no edifício da AAC que possam ser atribuídas a todas as juventudes, sem exceção, salienta o cabeça de lista.

Por fim, o terceiro pilar corresponde à Biodiversidade, que pretende atrair o maior numero de espécies para que haja uma maior convivência entre animais e humanos. Wilson Domingues realça, numa espécie de analogia, o foco nos patos. A seu ver, querem ser felizes, ouvidos e querem um lago limpo e saudável.

No âmbito da Lista P, “Zé” refere que o seu principal objetivo é trazer a consciência dos problemas que existem no seio da academia, como também sugerir as soluções para os mesmos. “A nossa lista é a que tem as soluções e ideias mais eficazes”, afirma. Se forem eleitos, o candidato admite que vão aplicar as suas propostas na Direção-Geral e na própria academia.

Na proposta que vai de encontro com o pilar da Biodiversidade, Wilson Domingues, compara a multinacionalidade que existe entre as espécies do lago da AAC e a diversidade que quer que haja entre os estudantes da universidade.

O candidato à presidência enaltece que deve haver igualdade entre todos os estudantes estrangeiros e nacionais. Daí dizer em uma das suas propostas, que os estudantes nacionais não devem pagar um valor menor de propina, devem sim pagar o mesmo valor que os estudantes de ERASMUS.

As eleições para a MAM/AAC e para a presidência da DG/AAC vão ter data marcada no dia 17 novembro. Se for necessária uma 2ª volta, esta realiza-se no dia 24 novembro.

PARTILHAR: