![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2026/07/07211341/202573.jpg)
Universidade de Coimbra arranca ano letivo com Semana de Acolhimento e Integração
Durante os dias 7 a 11 de setembro, a UC acolhe os novos estudantes numa semana livre de momentos letivos e aulas “tradicionais”. Em vez disso, os estudantes são recebidos com atividades e iniciativas organizadas com o objetivo de dar a conhecer Coimbra, a Universidade e as suas dinâmicas.
Durante este período, as faculdades abrem espaço a um programa dinamizado em conjunto com os Núcleos de estudantes, o Student Hub e a Associação Académica de Coimbra (AAC), desenhado para orientar os recém-chegados pelos vários edifícios da instituição e dinâmica associativa da cidade.
Em declarações à RUC, António Lopes, vice-presidente da Direção-Geral da AAC, destaca o caráter “informal” do programa e defende que este momento de iniciação “tem um impacto tão ou mais relevante no percurso académico do que o período letivo regular”.
O programa inicia com atividades dinamizadas exclusivamente pelas faculdades. A tarde do dia 8 de setembro é marcada pelo Peddy Paper, atividade que incentiva todos os recém-colocados na universidade a conhecer alguns pontos históricos, monumentais e importantes da cidade de Coimbra.
No dia 9 de setembro decorre, na Rua Larga, a mostra de serviços, iniciativas e projetos da UC, iniciativa organizada pela AAC em conjunto com a Universidade de Coimbra e o Student Hub. No mesmo dia, às 20h30, a orquestra Big Bag Rags e a dupla musical Calema atuam no Largo da Porta Férrea , ambas atuações de entrada livre.
Nos dias 10 e 11 de setembro, a programação termina da mesma forma como se iniciou, retomando as atividades organizadas pelas faculdades. António Lopes sublinha a importância de dar a conhecer a riqueza cultural da cidade e apela aos estudantes que “venham, conheçam e acolham”.
A Semana das Matrículas, que decorreu entre os dias 24 e 27 de agosto, foi marcada por uma adesão inferior a anos anteriores. António Lopes, espera que a tendência seja o inverso na semana de acolhimento e integração. O vice-presidente da Direção-Geral AAC aponta ainda para o mau tempo e para a digitalização do processo de matriculação como fatores que explicam a reduzida presença na iniciativa que marcou a Semana das Matrículas.
Ainda assim, António Lopes sublinha o feedback “positivo” que o evento recebeu e destaca o facto de, na edição deste ano, ter conseguido garantir a presença de mais de 45 estruturas relacionadas com a AAC.
O programa da Semana de Acolhimento e Integração pode ser consultado online, no website da Universidade de Coimbra e nas redes sociais associadas à instituição e à Associação Académica de Coimbra. Todas as faculdades têm um conjunto de atividades específicas que pode ser consultado nas redes sociais dos núcleos das faculdades.
PARTILHAR:


