[object Object]

Alunos da UC idealizam propostas para requalificar a Baixa de Coimbra

No âmbito da Unidade Curricular de Inclusão e Participação Urbanas, os estudantes da Licenciatura de Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) criaram um projeto que visa requalificar a baixa.

A iniciativa proposta por José Carlos Mota, docente na Universidade de Aveiro e colaborador na FCTUC, consiste na aproximação dos estudantes a problemas urbanos, através da junção do conhecimento académico e do trabalho de campo realizado.

O docente explica que o projeto parte da consciência de um território de Coimbra que tem sofrido diversas alterações nos últimos anos, e que precisa da devida atenção, o que implica ouvir quem usufrui da baixa, para que possa ser pensada para a utilização de todos.

0:00

Passada a primeira fase do projeto de dialogar com as pessoas, José Carlos Mota comenta que num segundo momento, tiveram a oportunidade de ouvir e conversar com um painel de especialistas que ajudaram a compreender e constatar tanto a realidade como as transformações que sofre.

Há cerca de uma semana o Salão Brasil foi palco para a apresentação publica do projeto realizado pelos estudantes da UC.

Afonso Silva, estudante da licenciatura de Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes, participou no trabalho de campo realizado ao longo do semestre. O foco de Afonso foram os estudantes e as dificuldades que enfrentam no acesso e utilização da baixa.

0:00

O estudante da FCTUC salienta ainda que gerar soluções não se trata de um processo fácil, destacando que é difícil “cativar as pessoas” para agirem a nível cívico.

Após o trabalho desempenhado, as propostas encontram-se ainda em desenvolvimento para serem enviadas à autarquia posteriormente. Tanto o docente como o  aluno esperam que as ideias sejam implementadas pelas entidades devidas.

PARTILHAR: