[object Object]

No voto antecipado para o Fiscal e Disciplinar: “A afluência às urnas é positiva”

A 3 de março, decorreram as eleições antecipadas para o Conselho Fiscal (CF/AAC) e Conselho Disciplinar (CD/AAC), no Contingente Geral e Contingente de Associados Secessionistas da Associação Académica de Coimbra. As urnas estiveram abertas até às 23h00, no edifício da AAC.

O CD/AAC é o órgão de investigação e deliberação da AAC e o CF/AAC é responsável pela fiscalização e jurisdição da Academia. O voto antecipado para os dois órgãos contou com duas localizações, a Sala de Estudo da AAC e o campus da Figueira da Foz.

Por volta das 17h30 a RUC esteve presente na votação e, ao microfone, Miguel Pinto Oliveira, delegado do presidente da Comissão Eleitoral, aponta qual foi o maior pico de afluência na votação, na sala de estudo da AAC.

0:00

Francisco Flor, presidente da Comissão Eleitoral e da Mesa da Assembleia Magna da AAC (MAM/AAC), refere que a eleição  decorreu dentro da normalidade, embora a afluência tenha sido mais baixa em relação a 2025.

0:00

O dirigente expõe a importância do voto antecipado como forma de garantir que todos os estudantes possam votar. Tal como a extensão da abertura das urnas até às 11h00 para todos os estudantes trabalhadores ou que, durante o dia, não tenham a oportunidade de se dirigirem às urnas.

De acordo com Francisco Flor, a divulgação do dia do voto antecipado foi garantida em Assembleia Magna e anunciada nas redes sociais da AAC. Acusa as listas candidatas de não divulgarem a informação e reforça a importância de o fazerem.

0:00

Juliana Henriques, aluna de mestrado em ensino de português no terceiro ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dirigiu-se à mesa de voto antecipado e destacou a importância desta votação como oportunidade de apelo a uma maior adesão às eleições.

PARTILHAR: