![[object Object]](/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,format=auto,onerror=redirect/https://bucket.ruc.pt/wp-content/uploads/2026/01/08221444/Mercadinhos-da-Margem-Esquerda-UC-Exploratorio-scaled.jpg)
Mercadinhos da margem esquerda regressam a 11 de janeiro
Na décima terceira edição, os mercadinhos de alimentos contam com dezenas de bancas instaladas ao longo da alameda do UC Exploratório.
O evento conta com a apresentação e venda de produtos alimentares frescos, diferentes atividades ligadas à ciência, áreas de restauração e a presença de artistas plásticos a trabalhar ao vivo. Durante o dia são também promovidas outras iniciativas. A entrada é livre, entre as 10:00H e as 17:00H, de 11 de janeiro.
Paulo Trincão, diretor do UC Exploratório Centro de Ciência Viva, destaca os objetivos do evento.
O diretor defende que o UC Exploratório é o sítio ideal para desenvolver a iniciativa. A afirmação justifica-se pela preocupação do estabelecimento com a qualidade de vida dos conimbricenses, entre outros aspetos.
Para um público de todas as idades, os mercadinhos representam um espaço cultural, ativo e de partilha, sublinha o diretor.
O responsável mostra-se otimista face à satisfação por parte do público. Explica que o evento tem tido grande afluência, com cerca de dois mil participantes, o que reflete um sentido de cidadania coletivo. O resultado é um contributo para que a margem esquerda do rio, Santa Clara e o Parque Verde do Mondego sejam mais frequentados.
Em entrevista à RUC, avança ainda que o mercadinho funciona como forma de partilha entre os produtores e permite melhorar a alimentação do público.
O evento conta com as parcerias do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra (DGS/UC), a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e com o projeto Coimbra mais Futuro.
Fotografia: UC Exploratório.
PARTILHAR:


